Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Todo mundo que viaja sabe que cada país tem um risco diferente e a Itália não ficaria de fora dessa lista. Pois lá na Europa é bem comum a aparição de "pickpockets", ou seja, pessoas que furtam itens das bolsas. Mas se depender de uma certa italiana, isso não vai rolar!

"Attenzione pickpocket! Attenzione borseggiatrici!" Se você nunca ouviu essas expressões, você está usando as redes sociais errado. Essa é a tradução de uma expressão italiana está bombando no TikTok. Ela tem servido como um alerta aos turistas em Veneza, Itália, sobre a possibilidade de terem seus pertences pessoais como celulares, documentos, passaportes e carteiras roubados.

Pegos no pulo

A conta pioneira em capturar tais incidentes foi banida da plataforma após alguns meses, mas os criadores conseguiram retornar com uma nova. Identificada como @cittadininondistratti2, ela acumula mais de 10 milhões de curtidas e 368 mil seguidores. Ela tem como objetivo apontar os golpistas – em geral, mulheres jovens, bem vestidas, que carregam bolsas ou mochilas grandes e costumam estar sozinhas ou em grupos.

Ao serem flagradas, essas mulheres normalmente correm para direções opostas e sempre escondem o rosto para não serem identificadas. Nas gravações, não há sinais de resistência ou agressões por parte das expostas – embora, em alguns casos, pessoas consigam segurar as suspeitas e em outros, a responsável pelas gravações continua a seguir a mulher suspeita.

Existem também vídeos que registram os condutores de trens das estações da cidade emitindo um alerta com a mesma frase, visando deixar os viajantes em alerta. Conforme a revista americana "Newsweek", a voz famosa pertence a Monica, de 57 anos, membro há 30 anos de um grupo conhecido como "Cittadini Non Distratti" ou "Cidadãos Não Distraídos", composto por cerca de 40 pessoas que buscam e alertam sobre possíveis ladrões.

"Decidimos tornar nossos vídeos virais para informar os turistas a serem cuidadosos", contou a mulher à publicação. "Falta prevenção e informação sobre o que está acontecendo na cidade e estamos todos felizes que esses vídeos estão deixando as pessoas verem o problema em Veneza e em todas as cidades italianas", finalizou.

sobre
o mesmo tema