Ana Serra Editora-Chefe
No Purebreak desde 2013 - quando tudo era mato! Ariana, com ascendente em Sagitário, é perfeccionista, criativa e ama inovar com o time.
O autismo existe e, para o bem estar e qualidade de vida das pessoas que possuem essa condição, a discussão sobre ela precisa ser mais divulgada. Por isso, as produções desta lista são essenciais para que o entendimento do espectro autista seja cada vez mais amplo e de fácil acesso a todos. Vamos conhecê-las?

Apesar de rolar uma discussão muito maior sobre o Autismo atualmente, a conversa sobre essa condição ainda precisa ser muito mais desenvolvida por aí. E uma boa forma de fazer isso é com as produções que abordam esse assunto de diferentes formas, seja em filmes ou em séries dos serviços de streaming. Por isso, nós separamos aqui essas que falam mais aprofundadamente sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para que você possa assisti-las e também compreender a vida de quem possui essa condição.

1. "Atypical" - disponível na Netflix

A série bem-humorada conta a história de Sam (Keir Gilchrist), que é um adolescente autista, e, aconselhado pela sua psicóloga, resolve dar chance para um relacionamento na sua vida. Ela foi lançada em 2017 e se tornou uma das favoritas dos espectadores no mundo inteiro, mas principalmente dos brasileiros, já que no ano de estreia, segundo a Netflix, ela foi a décima mais assistida no streaming.

2. "The Good Doctor" - disponível no Globoplay

É uma série junta esse tema com outro que nós amamos: drama médico! Lançada em 2017, ela mostra o dia a dia do recém-formado prodígio da Medicina, Shaun Murphy (Freddie Highmore), em um hospital super prestigiado. O protagonista tem um distúrbio psíquico e não tem facilidade de se relacionar com as pessoas ao seu redor, apesar de ser extremamente talentoso.

3. "Asperger's are us" - disponível na Netflix

Esse documentário de 2016 da Netflix mostra o que está por trás das câmeras de um grupo de comédia formado por quatro amigos com o espectro autista. Ele mostra a apresentação final deles e tudo que envolveu isso antes de todos seguirem seus próprios caminhos.

4. "Tudo que Quero" - disponível para aluguel no Youtube

Esse filme de 2017 é protagonizado por Dakota Fanning na pele de Wendy, uma jovem que possui autismo e sonha em participar de uma competição para quem faz o melhor roteiro de "Star Trek", saga da qual ela é muito fã. Para conseguir isso, a protagonista foge da irmã e da cuidadora e parte para essa jornada sozinha.

5. "Temple Grandin" - disponível na HBO GO

Esse filme é baseado na história real da cientista americana Temple Grandin, que vivia com o autismo e superou as dificuldades da condição e o preconceito da sociedade para ajudar a indústria pecuarista do país inventando novas técnicas revolucionárias para o manuseio dos animais. Ela escreveu mais de 400 artigos científicos e ainda um livro sobre como é ser autista. No longa, Claire Danes a interpreta em um trabalho que lhe rendeu um Emmy e um Globo de Ouro.

6. "Arthur e o Infinito" - disponível gratuitamente na íntegra abaixo

Esse curta é brasileiro e tem a duração de menos de uma hora. Ele mostra a rotina de uma mãe que abre mão de seu emprego para cuidar do filho mais novo quando descobre que ele é autista. A reação dela à essa notícia e a adaptação à condição do filho é foco central da sensível história.

Netflix
"Sorriso Real", "Cães de Caça", "Doona!" e os 10 melhores doramas de 2023
Yu Si-Eun de "Solteiros, Ilhados e Desesperados 3": idade, trabalho e mais 4 curiosidades sobre ela
Son Won Ik de "Solteiros, Ilhados e Desesperados 3": idade, profissão e 5 curiosidades sobre ele
Emoção! "Minha Vida Com a Família Walter" tem 2ª temporada confirmada e reação dos atores é a melhor
ver todas as notícias de Netflix Ver + matérias
sobre
o mesmo tema