João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
"Duna" estreou na última quinta-feira (21) nos cinemas brasileiros e está sendo um grande sucesso de público. O pessoal da internet também está sempre falando sobre o filme e estamos ansioses para a sequência já confirmada. Mas nós precisamos falar sobre algo que está sendo um pouco ofuscado pelo sucesso do longa: as personagens femininas incríveis que estrelam a obra.

Não dá nem para contar todos os pontos incrivelmente positivos de "Duna". Desde sua esplêndida fotografia, até o trabalho da trilha sonora, a atuação primorosa do elenco e a grande habilidade dos roteiristas de sintetizarem elementos de difícil compreensão presentes no livro original de Frank Herbert de uma forma simples e coerente. No entanto, a adaptação cinematográfica também encontra um de seus pontos mais fortes nas personagens femininas que roubam a cena. Entenda por que elas merecem ser extremamente aclamadas e precisam de ainda maior participação na 2ª parte de "Duna". Mas, cuidado! A matéria contém alguns spoilers do filme.

Lady Jessica

Rebecca Ferguson Dune GIF - Rebecca Ferguson Dune Lady Jessica - Discover &  Share GIFs

Lady Jessica (Rebecca Ferguson) é muito mais que a simples mãe de Paul Atreides (Timothée Chalamet). A membra das Bene Gesserit tem poderes incríveis, sendo capaz de usar a Voz de modo formidável, manipulando as pessoas para que façam o que mandar e habilidades brilhantes como guerreira. Não à toa, ela tem um grande protagonismo nas cenas de ação em que está presente, seja impondo suas técnicas místicas para dominar seus inimigos ou derrotando poderosos rivais em um campo de batalha. Além de tudo isso, Jessica é extremamente inteligente, capaz de desvendar os segredos de todos e de se adaptar rapidamente a qualquer cenário.

A personagem de Rebecca Ferguson também é incrível por mostrar que expor sentimentos não é sinônimo de fraqueza. Mesmo fortemente abalada pela morte do Duque Leto (Oscar Isaac), estando grávida e precisando lidar com um mundo completamente diferente e desconhecido, ela vence todas as adversidades, mantém a compostura e afirma que nada pode impedir seus objetivos. Jessica também é extremamente leal à sua família e devemos ver muito mais dos seus talentos e personalidade na continuação de "Duna".

Dr. Liet Kynes

sharon duncan-brewster Tumblr posts - Tumbral.com

A Dr. Liet Kynes (Sharon Duncan-Brewster) é uma bela surpresa em "Duna". Isso porque a personagem sofreu uma grande alteração. No livro em que o filme foi baseado, Kynes é um homem. A mudança é muito positiva, já que a maior parte dos heróis da obra original são do gênero masculino.

Mesmo com a modificação, a personagem manteve seu jeito caridoso e justo com os Atreides. Ainda que estivesse sob ameaça do Imperador, a Dr. faz o que acha certo e tenta ajudar a família de Paul a todo custo, o que acaba levando ao seu trágico fim. Kynes ainda é extremamente inteligente, sagaz, tem um grande conhecimento sobre o deserto e é uma das únicas que conseguem transitar livremente pelo mundo Fremen e pela civilização imperial de Arrakis. Infelizmente, não devemos ver muito da personagem de Sharon Duncan-Brewster em "Duna 2", ela fará bastante falta.

Chani

userkindness Tumblr posts - Tumbral.com

E por mais que tenha pouco tempo de tela, Chani (Zendaya) rouba a cena em todos os momentos que aparece. Ela é quem guia as visões de Paul e carrega consigo a promessa de um futuro melhor - ainda que bem diferente - para Duna e a família Atreides. Pelo pouco que vimos da garota Fremen no filme, já deu para notar que ela é bem misteriosa, excelente guerreira e representa muito bem aquilo que o Duque Leto chamou de "poder do deserto".

O diretor do longa Denis Villeneuve já revelou que no 2º título de "Duna" Zendaya será a grande protagonista, ao lado de Timothée Chalamet. Isso significa que veremos mais da sua personalidade, habilidades e do relacionamento que desenvolve com o personagem principal da obra.

Reverenda Madre

Pain Charlotte Rampling GIF - Pain Charlotte Rampling Gaius Helen Mohiam -  Discover & Share GIFs

Por fim, também precisamos falar sobre a Reverenda Madre (Charlotte Rampling). Mesmo com seu caráter duvidoso, a importante figura das Bene Gesserit impõe poder e elegância por onde passa. Sua personalidade é bem imprevisível e assustadora, deixando o público sem saber o que ela fará em seguida. Ainda ficou para "Duna 2" mostrar qual será a resposta da Reverenda para o que o Barão Harkonnen (Stellan Skarsgård) fez com Paul e Jessica. Então estamos ansioses para vê-la na sequência.

"Duna 2" pode apresentar mais personagens femininas

Dune Aliciawitt GIF - Dune Aliciawitt Alicia - Discover & Share GIFs

E não para por aí! É possível que a continuação de "Duna" traga ainda mais personagens femininas fortes e complexas. No livro original, por exemplo, a filha de Lady Jessica, Alia, é de extrema importância para a história e apresenta poderes surpreendentes. Além disso, Harah, a concubina de Paul Atreides, tem uma relação significativa com a jovem, além de ter a função de apresentar mais da cultura Fremen e passar seus conhecimentos adiante. E pode ser que o longa insira ainda mais mulheres no título ou faça alterações no gênero de importantes heróis de "Duna".

sobre
o mesmo tema