João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
A espera acabou. Depois de muito tempo de ansiedade para poder ver o que Lana Wachowski pensou para ressuscitar a franquia "Matrix", finalmente o longa estreia nesta semana nos cinemas. Protagonizado por Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Jessica Henwick e Yahya Abdul-Mateen II, "Matrix: Resurrections" é um filme que vai dividir completamente a fan base da franquia. Entenda o porquê disso!

Aviso: esta matéria contém alguns spoilers de "Matrix: Resurrections"

É quase unanimidade entre es fãs de "Matrix" que a trilogia fez uma curva decrescente ao longo dos três filmes principais, mantendo o primeiro como o melhor título da saga. Mas, as coisas vão ficar um pouco diferentes com a estreia de "Matrix: Resurrections". Lançado mais de 20 anos depois do longa original, a nova aposta da Warner Bros. conta com mudanças em conceitos essenciais da saga, assim como em personagens principais e no eixo emocional da trama, o que pode desagradar alguns fãs. O Purebreak é do time que amou o filme. Porém, veja 5 provas de que o 4º volume da saga será bem polêmico.

1 - Máquinas atuando junto com os humanos

Neo Re-materializing - The Matrix Reloaded GIF - The Matrix Reloaded Matrix Reloaded GIFs

Uma das coisas mais interessantes e polêmicas trazidas pelo novo "Matrix" é o fato da dualidade ser posta em xeque a todo o momento. Se só podemos decidir entre duas únicas opções, será que somos realmente livres? Esse questionamento acompanha todo "Matrix: Resurrections" e um dos seus ápices é o fato dos próprios vilões não serem mais a personificação do mal.

Assim, no 4º título da saga, algumas máquinas, que desde o início da franquia eram vistas como unicamente perversas e destruidoras, agora fazem parte da equipe de Neo (Keanu Reeves). Isso serviu para mostrar que, realmente, o mundo é muito mais cinza do que simplesmente preto e branco, adicionando mais complexidade aos seres de inteligência artificial. Mesmo assim, alguns fãs podem ficar com um pé atrás por essa inversão de papéis.

2 - Agente Smith se alia à Neo

Matrix4 Back To The Matrix GIF - Matrix4 Back To The Matrix Matrix GIFs

Outro ponto crucial em que essa dualidade é questionada diz respeito ao Agente Smith, interpretado por Jonathan Groff neste título inédito. Na trilogia clássica o personagem é um dos grandes vilões da história. Mas, em "Matrix 4", há uma reinvenção dele que pode agradar, ou não, o público. Em um dado momento do filme, ele chega a se aliar à Neo pelo fato dos dois terem um objetivo em comum contra o novo Arquiteto da simulação, vivido por Neil Patrick Harris. Na verdade, Smith mantém sua essência, já que ele sempre agiu por suas próprias motivações. Só que ver isso levá-lo a tomar o lado do herói pode ser bem polêmico.

3 - Trinity é o centro emocional do filme

Jumping Keanu Reeves GIF by Warner Bros. Deutschland

Se os três primeiros filmes foram bem focados em Neo e sua jornada como o Escolhido, "Matrix: Resurrections" vem para mostrar que ele não é o único personagem essencial à história. Neste quesito, destaca-se Trinity (Carrie-Anne Moss). Mesmo que só venha a ganhar destaque a partir do segundo para o terceiro ato do longa, a protagonista feminina é o grande coração do mais recente título da franquia. Ela é o motivo de Neo seguir com seu plano e a ligação entre os dois é uma peça-chave da obra inédita.

4 - Grande mudanças nos personagens principais

Keanu Reeves Reaction GIF by Warner Bros. Deutschland

Também pegará es fãs de surpresa o retorno de alguns personagens principais da saga original. Só que parte do fandom de "Matrix" poderá se sentir traída ao ver que algumas características mais marcantes dos protagonistas foram alteradas para contar essa nova história. É um pouco parecido com o que ocorre com Luke Skywalker (Mark Hamill) em "Star Wars: Os Últimos Jedi", mas tudo se explica devido ao grande espaço de tempo entre os filmes e tudo que aconteceu com eles nesse intervalo.

5 - Necessidade de existir um 4º filme

Keanu Reeves Title Card GIF by The Matrix

Porém, o ponto que mais vai dividir es fãs de "Matrix" é em relação à necessidade de existir a nova obra. A trilogia original é tão bem pensada para ser divida em três volumes, com início, meio e fim, que realmente é intrigante pensar no motivo para um 4º título vir a ser lançado. É uma questão bem similar ao que aconteceu durante o lançamento de "Toy Story 4", e acreditamos que terão bons argumentos dos dois lados.

Para saber se "Matrix: Resurrection" realmente vale a pena, assista ao filme que estreia nesta quarta-feira (22) nos cinemas.

Warner Bros.
"The Flash": polêmicas de Ezra Miller podem acabar com o filme
"Besouro Azul": filme estrelado por Xolo Maridueña e Bruna Marquezine "segue de pé"
HBO Max vai acabar? Entenda por que streaming pode deixar de existir
5 provas de que o novo "Matrix" vai dividir es fãs da franquia
ver todas as notícias de Warner Bros. Ver + matérias
Principais
notícias
sobre
o mesmo tema