Por Bruno Janot
Realidade das comunidades carentes virou tema de várias produções nacionais.

"É som de preto, de favelado, mas quando toca ninguém fica parado." O funk fala obviamente de música, mas poderíamos tranquilamente colocar o cinema nessa roda. Filmes de favela estão aí aos montes e as pessoas não cansam de assistir.

Pensando nisso, o Purebreak resolveu listar algumas dessas produções que realmente têm alguma mensagem pra passar. Filmes que falam de favela e não simplesmente enchem de chichês, mostram a realidade para mexer com o espectador.

Só para se ter uma ideia, atualmente estão em cartaz no Brasil duas produções ambientadas em comunidades carentes: "Trash - A Esperança Vem do Lixo" e "Na Quebrada", que estreou nesta quinta-feira (16). Produções totalmente diferentes, mas que tem em comum o olhar para a periferia.

Muita gente pode fazer críticas a quantidade de filmes sobre o cotidiano e o estilo de vida dos personagens que vivem entre vielas e barracos, dizendo nosso cinema acaba ficando conhecido apenas por esse ou aquele tema (virou até sub-gênero: "favela movie"). Acontece que antes de tudo esses filmes trazem histórias ricas e que servem para a construção de uma identidade.

sobre
o mesmo tema