Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
"Não Olhe Para Cima" foi lançado na última sexta-feira (24) na Netflix e, desde então, vem dando o que falar! Além do elenco de peso, a história sobre um grupo de cientistas tentando alertar os políticos sobre um grande perigo é bem parecido com o governo Bolsonaro. Veja 6 semelhanças tristes entre o enredo e a nossa realidade.

Na última sexta-feira (24), a Netflix lançou "Não Olhe Para Cima", produção super aguardada pelos fãs. O longa, escrito e dirigido por Adam McKay, tem grandes atores no elenco - do aniversariante Timothée Chalamet até Ariana Grande, Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio e Meryl Streep.

Só esse grupo de peso já era suficiente para justificar o alarde sobre o filme, mas a história também não deixa a desejar e faz juz aos profissionais que toparam trabalhar no longa. No enredo, Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawence) são dois cientistas que tentam alertar o mundo sobre a chegada de um meteoro que vai destruir a humanidade, mas encontram muita resistência de políticos e da mídia.

Parece familiar, né? E de fato, tem várias semelhanças entre o roteiro de "Não Olhe Para Cima" e o governo Bolsonaro - que poderá acabar em 2022, se o político não se reeleger. Confira!

"Não Olhe Para Cima": Janie Orlean (Meryl Streep) nega a existência do meteoro
"Não Olhe Para Cima": Janie Orlean (Meryl Streep) nega a existência do meteoro

1. Políticas negacionistas

Essa é a semelhança mais gritante: a prática negacionista da presidente Janie Orlean (Meryl Streep) e seus apoiadores. Mesmo com todas as provas científicas, cálculos e exames de um grupo de profissionais renomados, Orlean insiste em negar que o meteoro está chegando. Ela só muda de posicionamento quando percebe que isso pode trazer alguma vantagem para sua campanha política.

O lucro é mais importante do que a segurança da humanidade em "Não Olhe Para Cima"
O lucro é mais importante do que a segurança da humanidade em "Não Olhe Para Cima"

2. O próprio "veio da Havan"

Peter Isherwell (Mark Rylance) é um retrato de todos os empresários que querem explorar recursos humanos e naturais com a desculpa de "ajudar o mundo". Entre os citados como possíveis inspirações para Isherwell temos Elon Musk e Mark Zuckerberg. Mas, é claro, no Brasil temos nosso próprio empresário negacionista.

Luciano Hang, conhecido como "veio da Havan", foi um dos apoiadores de Bolsonaro e uma das maiores vozes a favor do tratamento precoce - ainda sem comprovação. Sua moral e empatia não têm lugar quando o poder e o lucro estão em jogo, bem como o personagem.

"Não Olhe Para Cima": filho da presidente mais atrapalha do que ajuda no filme
"Não Olhe Para Cima": filho da presidente mais atrapalha do que ajuda no filme

3. Filho encostado do presidente

Se tem alguém pior que a própria presidente dos Estados Unidos é seu filho, Jason Orlean (Jonah Hill), que é chefe do gabinete. Na prática, o rapaz faz pouca coisa, não sabe muito do que está rolando e conseguiu o cargo pelo bom e velho nepotismo. Vale lembrar que Bolsonaro tem três filhos na política, que parecem tão perdidos quanto ele na maior parte do tempo.

4. Pesquisadores se exaltando na TV

Uma das melhores cenas do filme acontece quando Kate Dibiasky perde a paciência com os jornalistas que não estão levando a sério a chegada do meteoro, que irá destruir toda a humanidade. O mesmo aconteceu com Natália Pasternak, microbióloga que assistiu a uma matéria sobre como lidar com pessoas desagradáveis que não usam máscara - como se fosse um mero incômodo. Dá para entender a raiva das duas!

Chris Evans tem rápida aparição em "Não Olhe Para Cima"
Chris Evans tem rápida aparição em "Não Olhe Para Cima"

5. Nem direita, nem esquerda...

Uma das aparições especiais do longa é de Chris Evans, que faz o diretor responsável pelo filme que irá tratar da chegada do meteoro. Nesse momento, a população está separada entre o movimento "não olhe para cima" - dos negacionistas - e "olhe para cima" - dos cientistas. O rapaz, então, diz que a sociedade está muito dividida e que ele apoia os dois lados... Só que um desses lados será responsável por dizimar a população humana por contrariar fatos científicos. Temos vários exemplos de figuras públicas brasileiras que seguem esse discurso.

6. "Eles são marxistas"

Em algumas cenas, a presidente Orlean e seus apoiadores chamam o grupo de cientistas de "marxistas", como se o fato deles alertarem o mundo sobre algo que viram e examinaram fosse um posicionamento político de extrema esquerda. Bolsonaro e seus eleitores também são profissionais em chamar seus opositores de "comunistas" e "marxistas" sem nenhum embasamento.

sobre
o mesmo tema