Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
A evolução humana é constante e faz com que os seres passem por mudanças ao longo do tempo. Hoje em dia, algumas pessoas simplesmente não têm o músculo palmar longo.

É simples: coloque o braço em uma superfície plana e estenda a palma da mão. Junte o polegar e o dedo mínimo e, se houver um tendão saliente, como mostrado na figura, há um músculo ali. Trata-se do palmar, que outras espécies de primatas, como o orangotango, usam com eficiência. Os seres humanos não o utilizam. De fato, 14% da população não o tem mais.

Evolução em ação

Quando falamos sobre a evolução humana, geralmente falamos sobre o leite. Há onze mil anos, quando nasceu a pecuária, os seres humanos começaram a consumir leite por fome, mesmo que a sensação fosse (literalmente) de um chute no estômago. Os seres humanos, como a grande maioria dos mamíferos, podiam consumir leite durante um período muito específico de suas vidas. À medida que envelhecem, a capacidade de produzir lactase (e quebrar a lactose) desaparece.

Há cerca de 7.000 anos, a evolução e o acaso começaram a propagar uma das maiores revoluções genéticas da história: a capacidade de produzir lactase em toda a vida. Foi uma mutação tão francamente boa que se espalhou muito rapidamente e agora, no Ocidente, parece normal para nós. Mesmo assim, atualmente, apenas 35% da humanidade pode consumir lactose sem problemas. É pura evolução em ação e, é claro, não é o único caso: o caso do palmar longo é quase mais contra-intuitivo. Como um músculo inteiro pode desaparecer?

Um músculo curioso chamado palmar longo

Na maioria dos seres humanos, há um músculo que se origina do epicôndilo medial do úmero e da fáscia que o cobre para se inserir na aponeurose palmar. No entanto, sua ausência (seja congênita ou pós-operatória) não afeta a função da mão. Na verdade, os cirurgiões têm usado o tendão palmar longo há muitos anos para substituir outros tendões quando eles se rompem: é fácil de remover e, além disso, não traz problemas. Ele ajuda na flexão da mão e aperta a aponeurose palmar, mas como tem um papel muito fraco, não há consequências significativas se ele desaparecer.

O que um músculo assim está fazendo em um lugar como este?

Essa é uma das grandes perguntas feitas por especialistas em anatomia e evolução. Está claro que o palmar longo é um vestígio de um ancestral evolucionário. Entretanto, os seres humanos não são os únicos primatas que não o utilizam: os chimpanzés, por exemplo, também o possuem e parecem não fazer uso significativo dele. Há outros macacos que o utilizam (o exemplo mais óbvio são os orangotangos), mas esse complexo evolutivo e funcional significa que as explicações usuais para seu desaparecimento (uma suposta "adaptação" ao fato de não subirmos em árvores) não fazem muito sentido.

A teoria que associa seu desaparecimento a uma resposta evolutiva à nossa capacidade de trabalhar com as mãos também não parece ser muito sólida. Embora, nesse caso, pareça haver alguma base para ela: devido à sua estrutura característica, ela pode causar problemas relacionados à síndrome do túnel do carpo.

Uma evolução cada vez mais rápida

A resposta, no fundo, parece ser muito mais simples. Embora a imagem popular pareça sugerir que, no caso dos seres humanos, a evolução tenha se estagnado, a verdade é que isso não é verdade. De fato, há motivos para acreditar que ela está mais acelerada do que nunca.

O motivo mais óbvio é que nascem muito mais pessoas do que antes, e o acaso pode produzir o que antes era altamente improvável. Quando os números se aproximam da realidade, isso fica muito mais claro. Estima-se que existam entre 170.000 e 300.000 chimpanzés em todo o mundo. Em contrapartida, há quase 8 bilhões de seres humanos. É lógico e razoável que a mutação que fez com que o palato longo desaparecesse tenha surgido neles antes disso.

O que o futuro fará de nós?

Quando essa mutação ocorre, a seleção natural (social, cultural) faz o resto. E, sim, o palmar longo é um exemplo notável, mas não é nem de longe o mais importante. O melhor (como sempre) ainda está por vir. Afinal de contas, é quase inevitável nos perguntarmos o que está mudando agora em quem somos.

sobre
o mesmo tema