João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Mas com tantos avanços na agenda dessas pessoas, por que ainda é preciso lutar? Acredite ou não, são muitos os obstáculos enfrentando por PcDs até os dias de hoje. Pensando nisso, o Purebreak reuniu nessa lista pelo menos 4 coisas pelas quais essa minoria ainda precisa lutar na sociedade.

A luta por igualdade social para todas as minorias está longe de acabar. E isso inclui as pessoas com deficiência, comumente chamadas de PCDs. Por isso, nesta terça-feira (21), comemoramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data serve justamente para conscientizar a sociedade sobre todos os problemas pelos quais essus indivídues ainda passam cotidianamente e para mostrar como que podemos ajudar, de alguma forma, nessa luta que é de todes nós. São muitas as causas defendidas por esse grupo, então listamos 4 delas para você se atentar no dia a dia.

1 - Contra o capacitismo

Disabled Is Not A Dirty Word Disability Justice GIF - Disabled Is Not A Dirty Word Disability Justice Disabled GIFs

Capacitismo é o preconceito com as pessoas com deficiência e neurodivergentes. Ele afeta diversas áreas da vida desses indivídues, de forma implícita ou explícita. De modo geral, essa minoria é encarada de duas formas: como heróis, como se estivessem o tempo todo "vencendo" suas deficiências e suas vidas são dadas como exemplo de superação o tempo todo; ou como dignes de pena e, por conta das suas condições, são sempre encarades como humildes e coitades.

Esse tipo de atitude reforça a exclusão das PcDs da sociedade, uma vez que não admitimos que elas devem ser tratadas do mesmo modo que pessoas sem deficiência são tratadas, com a exceção de algumas limitações por conta das suas deficiências. Então, ainda é preciso lutar para que comportamentos e falas capacitistas saiam da nossa rotina e que essa forma de descriminação deixe de ser disseminada.

2 - Por inclusão

Archery Paralympics GIF - Archery Archer Paralympics GIFs

Outra questão muito importante para as pessoas com deficiência é a inclusão. Não é certo que em pleno 2021, políticos sugiram a existência de escolas especiais para excluir essa minoria do convívio com outres indivídues e fazer com que não sejam aceites na sociedade de modo geral. Precisamos criar pontes e não muros para que todes sejam incluides em quaisquer as esferas da vida. Afinal, é assim que funciona uma democracia, respeitando a existência de todes e integrando-es ao mundo real.

3 - A favor da representatividade

Move Forward Move On GIF - Move Forward Move On Move Forward Together GIFs

Também é essencial que mais pessoas com deficiência ocupem cargos importantes na política, no trabalho, no esporte e apareçam representades em filmes, séries e livros. Isso dá esperança para todes es indivídues que integram a minoria, já que se veem refletides em alguma esfera da vida.

Além disso, a representatividade é importante para que toda a sociedade entenda mais sobre as realidades delus e também aprenda como amenizar suas dificuldades.

4 - Por direitos

Disability Justice Disabled GIF - Disability Justice Disabled Wheelchair GIFs

Por último, pessoas com deficiência ainda precisam lutar por seus direitos. Ainda há muito o que ser conquistado na esfera jurídica para esse grupo. Isso inclui a obrigatoriedade de maior inclusão, permitindo o acesso delus em todos os lugares e mais cotas para que seu ingresso na universidade e no mercado de trabalho seja facilitado.

sobre
o mesmo tema