Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Outubro finalmente chegou e agora nós temos uma desculpa para falar de filmes de terror! Nós sabemos que muita gente é fã do gênero, mas acaba se prendendo ao cinema estadunidense e, a maior parte, não sabe nem da existência de outros mercados do horror. Mas fica tranquile porque o Purebreak resolveu fazer uma lista com longas asiáticos que vão te deixar com frio na espinha.

Não é segredo para ninguém que filmes de terror são indispensáveis em outubro, né? O mês do Halloween é perfeito para juntar os amigos e tomar muitos sustos assistindo algumas produções clássicas e outras novas que não deixam nada a desejar.

Mas muitas vezes nós esquecemos que existem filmes incríveis fora da bolha da indústria estadunidense, né? Por isso, o Purebreak resolveu mostrar uma lista de produções asiáticas do terror que não perdem para absolutamente nenhuma americana, algumas até foram recriadas pelo país do tio Sam, tamanha popularidade.

Vale lembrar que, até uns anos atrás, não existia essa onda Hallyu, nem um interesse global pela cultura da Ásia, então era bem mais difícil filmes, séries e dramas daquela área terem reconhecimento. Então se o filme fez sucesso, mesmo em meio ao preconceito com a língua, já dá pra saber que vale a pena assistir. Chega de papo e vamos para a lista:

Invasão Zumbi (Train to Busan)

Não poderíamos fazer esta lista sem citar o sucesso "Invasão Zumbi", filme sul-coreano, protagonizado por Gong Yoo - você conhece ele de "Round 6" -, que interpreta um pai tentando levar sua filha, Soo-An (Kim Soo Ahn), até Busan, para encontrar com a mãe da menina. O problema é que, no meio do caminho, uma epidemia de zumbis surge, atrapalhando tudo.

Se você acha que a trama de zumbis está saturada depois de anos de "Resident Evil" e afins, fica tranquilo e pode ir assistir "Invasão Zumbi", pois Yeon Sang-Ho, o diretor, criou um roteiro incrível, cheio de surpresas, sustos e cenas que vão ficar na sua mente por um bom tempo.

Audição (Ôdishon)

O longa de terror japonês mostra como o executivo Aoyama (Ryo Ishibashi) é convidado a participar do teste para a escolha de uma atriz, sete anos após a morte de sua esposa. Após analisar alguns perfis, ele fica interessado pela bela jovem Asami Yamazaki (Eihi Shiina), que tem formação em balé. No dia da audição, o homem pega o telefone da bailarina e resolve convidá-la para jantar.

Na segunda ligação, vemos que a mulher demora a atendê-lo propositalmente e vemos que ela parece estar sozinha, mas para a surpresa dos espectadores, a câmera acaba mostrando um saco com um corpo de alguém que Aoyama havia acabado de matar. Pega a pipoca e um copo com água e açúcar, porque você vai precisar acalmar os nervos!

Medo (A Tale of Two Sisters)

O clássico de terror psicológico sul-coreano, baseado em um conto popular da era da dinastia Joseon, já foi adaptado diversas vezes para o cinema, mas nada supera o longa protagonizado por Lim Su-jeong, na pele de Bae Soo-mi e Moon Geun-young, que interpreta sua irmã, Bae Soo-yeon.

No filme, vemos as irmãs retornando para casa após uma temporada num internato e lá são recebidas com os braços abertos por sua madrasta, que depois se mostra uma mulher impiedosa e cruel. Pouco a pouco, percebemos que algo muito errado - mais errado que o normal - está acontecendo naquela casa e um mistério vai sendo revelado de uma forma que nos deixa cada vez mais tensos.

O Lamento (The Wailing)

Com a chegada de um estranho misterioso num vilarejo pacato e tranquilo, uma onda de assassinatos brutais começa, o que deixa os locais desconfiando uns dos outros, além de ficarem com medo e pânico. O policial Jong-Goo (Kwak Da-Won) resolve investigar os casos, que parecem ter origem sobrenatural, e acaba percebendo que sua filha pode ser uma das vítimas do que está acontecendo.

Não podemos esquecer do estranho, que parece ser a principal causa de tudo de ruim que acontece no pequeno vilarejo. Este filme nos deixa tensos e tentando entender o que causa o problema, mesmo quando a solução é mais simples do que pensamos.

Espíritos - A Morte está ao Seu Lado (Shutter)

Não podemos deixar este clássico fora da nossa lista de terror asiático! "Espíritos - A Morte está ao Seu Lado" conta a história de um jovem fotógrafo e sua namorada, que após atropelar uma jovem, começam a perceber algumas mudanças em suas vidas. O cara é o que mais sofre com os novos fenômenos que acontecem, até que um dia ele percebe que um espírito está o assombrando.

O plot é o motivo desse espírito estar assombrando justamente o rapaz, e quem descobre é a namorada, deixando o filme tailandês ainda mais surpreendente e tenso. Se você nunca ouvir falar dessa produção, precisa saber que é um marco no universo de terror e considerado um dos melhores da vertente "espíritos/assombrações".

Ringu: O Chamado (The Ring)

Outro clássico que entrou para a história é "O Chamado", aquele que mostra a famosa menina do poço, Samara Morgan, da versão americana, mas que no original japonês se chama Sadako Yamamura, que é libertada após asisstirem o vídeo de uma fita amaldiçoada.

A produção ficou tão famosa que virou até sátira no longa "Todo Mundo em Pânico 4" e não temos como esquecer a cena em que Brenda (Regina Hall) grita para sua amiga: "Cindy (Anna Faris), a TV tá vazando", enquanto vemos Samara saindo do poço para atacar a jovem.

sobre
o mesmo tema