Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Acordar nem sempre é uma tarefa fácil para todo mundo. Sair da cama pode demorar alguns minutos a mais e o ódio pelo despertador é muito real, mas isso não precisa ser assim! Vamos conferir 8 dicas que vão te ajudar a não sofrer com o despertador.

Todos nós conhecemos a sensação - o som do despertador interrompe nosso sono profundo - as vezes até aquele sonho maravilhoso em que ganhamos na loteria -, nos deixando desorientados e exaustos. Entretanto, acordar pela manhã não precisa ser essa tarefa árdua.

O Purebreak vai te ajudar dando oito dicas que vão te ajudar a começar o dia de maneira mais suave, sem sofrer ao acordar com o despertador.

1. Priorize um sono de qualidade

A qualidade do sono é tão importante quanto a quantidade. Para ter um sono de qualidade, estabeleça uma rotina relaxante antes de dormir. Isso pode incluir atividades como ler um livro, tomar um banho quente, meditar ou fazer exercícios de respiração.

2. Estabeleça um horário regular para dormir e acordar

Seu relógio biológico, ou ritmo circadiano, regula os padrões de sono e vigília. Manter horários regulares para ir para a cama e acordar pode ajudar a regular esse relógio interno e facilitar o despertar.

3. Evite dispositivos eletrônicos antes de dormir

A luz azul emitida por smartphones, tablets e computadores pode interferir na produção de melatonina, o hormônio do sono. Portanto, é recomendável evitar esses dispositivos pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

4. Considere um despertador gradual

Existem vários tipos de despertadores que utilizam luz ou som para acordar você gradualmente, imitando um nascer do sol natural. Esses despertadores podem fazer com que o processo de despertar seja menos abrupto e mais natural.

5. Faça exercícios físicos regularmente

A atividade física regular ajuda a regular o ritmo circadiano e a melhorar a qualidade do sono. Tente incorporar algum tipo de exercício à sua rotina diária, mas evite fazer exercícios intensos perto da hora de dormir, pois isso pode dificultar o sono.

6. Evite a soneca

O botão de soneca pode parecer seu amigo, mas é um inimigo. Ao adormecer novamente após o alarme tocar, você pode entrar em um novo ciclo de sono, do qual será ainda mais difícil acordar.

7. Crie um ambiente propício para o sono

Um quarto escuro, silencioso e fresco é o melhor ambiente para um sono de qualidade. Invista em cortinas blackout, use protetores de ouvido ou uma máquina de ruído branco, se necessário, e mantenha a temperatura do quarto entre 18 e 22 graus Celsius.

8. Hidrate-se e alimente-se bem

Mantenha-se hidratado durante o dia e evite alimentos pesados e bebidas cafeinadas algumas horas antes de dormir. A alimentação balanceada e a hidratação adequada são fundamentais para um sono de qualidade.

Lembrando que, em caso de problemas persistentes com o sono ou dificuldades para acordar, é sempre recomendável procurar a orientação de um profissional de saúde. Com essas dicas, você pode transformar a luta diária com o despertador em um despertar mais tranquilo e saudável.

sobre
o mesmo tema