Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
"Round 6" é considerado um dos maiores sucessos recentes da Netflix e garantiu que o serviço de streaming recebesse uma grande quantia por isso. Porém, o mesmo não aconteceu com seu criador.

Foi um sucesso sem precedentes para a Netflix . Estima-se que "Round 6" ganhou mais de US$ 900 milhões, tornando-se uma das séries mais lucrativas da história da plataforma de streaming. No entanto, nem todos os envolvidos ficaram tão felizes.

Nenhum bônus para o criador, diretor e roteirista

A revista Time listou Hwang Dong-hyuk como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Mas a verdade é que o criador, diretor e roteirista sul-coreano não recebeu pela série mais do que "colocar comida na mesa", como ele mesmo definiu de forma grosseira em entrevista ao The Guardian. A explicação é que o contrato com a Netflix é baseado em salários pré-definidos, onde não são adicionados bônus ou extras derivados dos possíveis royalties gerados. Em outras palavras, os criadores da série não obtêm benefícios adicionais de merchandising ou da propriedade intelectual que pode ser gerada em casos como esse, que é um sucesso internacional.

Série de baixo custo, lucratividade máxima

"Round 6" é muito representativo porque é o exemplo mais claro de um trabalho cujo custo de produção foi muito baixo e cujos lucros foram enormes. A Netflix encontrou na Coreia do Sul um filão. Um fato que o próprio Hwang aceita com resignação, com a ideia em mente de "nutrir todo o ecossistema" e olhar para o médio e longo prazo. Um caso em questão foi "1899", a série dos criadores de "Dark", que acabou sendo cancelada porque, embora fosse um sucesso entre os espectadores, seu orçamento era muito alto.

A Netflix se recusa a pagar royalties

O CEO da Netflix, Ted Sarandos, justifica o modelo de negócios da empresa. Sua política é não pagar royalties aos criadores, ele simplesmente defende que eles sejam "compensados de forma justa". Em vez de oferecer um bônus caso a série exploda, a Netflix justifica que "eles pagam bem acima do mercado" e que "no caso do sucesso de uma série, nós nos certificaremos de que os criadores sejam compensados da maneira correta na próxima temporada". Caso isso seja feito, é claro.

Não 0,5%. Michaela Coel, criadora de "I May Destroy You", explicou seu caso na Vulture. Ela recusou um milhão de dólares da Netflix porque eles se recusaram a lhe dar pelo menos 5% dos royalties da série. Eles também não concordaram em negociar quando ela reduziu esse valor para 0,5%. "Não é assim que você faz as coisas com a Netflix", disseram-lhe em resposta.

Em greve

Em maio passado, ocorreu a primeira greve de roteiristas de Hollywood nos últimos 15 anos. Uma greve no meio da era do streaming em que, entre outras demandas, a questão dos royalties estava muito presente. Uma das exigências do Writers Guild of America é que o valor dos resíduos seja baseado no número de assinantes no exterior. Em outras palavras, que seja pago de acordo com o número de seguidores. Uma forma de vincular sua remuneração ao sucesso de suas criações.

Na Europa, já existe uma legislação que tentou resolver o problema

A Diretiva 2019/790 sobre direitos autorais e direitos conexos tentou lidar com essa questão. Assim que uma série produzida na Europa ultrapassa 10 milhões de contas que reproduziram 90% de uma série, a Netflix deve pagar royalties à equipe criativa. Em países como a Alemanha, essa diretriz já foi transposta e a Netflix concordou em pagar royalties aos criadores para cumprir a lei.

Na Espanha, eles já são pagos

Devido à transposição da regulamentação europeia, a Netflix também começou a pagar aos atores e atrizes na Espanha o dinheiro ganho por suas séries. Isso é explicado pela organização AISGE, que descreve que atores como os de "La Casa de Papel " ou "Élite " recebem royalties com base no que a Netflix ganha na Espanha. No caso dos lucros dessas séries em outros países, os royalties devem ser gerenciados separadamente em cada mercado.

Netflix
"Sorriso Real", "Cães de Caça", "Doona!" e os 10 melhores doramas de 2023
Yu Si-Eun de "Solteiros, Ilhados e Desesperados 3": idade, trabalho e mais 4 curiosidades sobre ela
Son Won Ik de "Solteiros, Ilhados e Desesperados 3": idade, profissão e 5 curiosidades sobre ele
Emoção! "Minha Vida Com a Família Walter" tem 2ª temporada confirmada e reação dos atores é a melhor
ver todas as notícias de Netflix Ver + matérias
sobre
o mesmo tema