Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Você já ouviu falar do termo "amizade colorida"? Normalmente, amigos com benefícios surgem quando a relação entre duas pessoas chega à atividades sexuais, sem realmente namorarem e priorizando a parceria. O Purebreak reuniu 4 regras infalíveis para preservar, enfatizando que é preciso ter consciência sobre os riscos de misturar o afeto com a vida íntima. Acompanhe!

Está se tornando cada vez mais comum pessoas quererem momentos de prazer, mas sem a responsabilidade de um compromisso oficial. Por conta disso, existem diferentes razões pelas quais a amizade colorida pode funcionar para algumes, como o fato de aliar a satisfação sexual à independência e liberdade. Outro tipo de vantagem dos amigues com benefícios é que não rola só atração, mas também afeto, parceria e o mesmo objetivo, que é ter uma relação aberta, sem cobranças.

crystal gifs, gifs da amizade colorida?

Segundo Claudia Petry, pedagoga com especialização em Sexologia Clínica, membro da SBRASH (Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana) e especialista em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC), apesar de cada relacionamento ser único, assim como as regras que o envolvem, há alguns parâmetros que devem ser levados em conta para que a relação se mantenha leve e saudável:

  • Alinhe expectativas e evite cobranças

Mulher Com Ciúmes GIF - Ciumenta Ciume Mato - Discover & Share GIFs

O que você realmente espera deste relacionamento? Afinal, a definição da amizade colorida é justamente a relação íntima/sexual descompromissada entre dois amigues.

"Ou seja, não há espaço para cobrar que o outro não ligou, sumiu ou viajou sem avisar. Muito menos sentir ciúme, fazer interrogatório e stalkear. Tudo isso é coisa de casal, algo que vocês não são. Portanto, quanto mais claro estiver para vocês o que significa a relação, maior a chance de fluir da forma como desejam", explica a sexóloga.

  • Priorize a amizade

friends gif on Tumblr | Friends show, Friends tv show, Elenco de friends

Ambos nunca devem esquecer que, antes do sexo entrar em cena, já existia uma parceria de confiança, lealdade e cumplicidade. Entender os limites e saber separar os dois tipos de relacionamento é difícil, mas fundamental. "Lembre-se que atração física tem prazo de validade e o sexo entre vocês pode acabar murchando. Por isso, se a amizade realmente for importante para você, não hesite em optar por ela", aconselha Claudia Petry.

  • Proteção no sexo, sempre

ABC do preservativo: as 10 principais dúvidas sobre camisinha | Capricho

O velho discurso "a gente já se conhece faz tempo" não cola mais. Quem tem acesso à informação sabe perfeitamente que, em hipótese alguma, não dá para ter relação sexual sem preservativo (se puder incluir anticoncepcional no pacote de cuidados, melhor ainda): "No caso da amizade colorida é ainda mais perigoso, já que o sexo não é exclusividade entre vocês dois. Imagine contrair uma doença sexualmente transmissível ou engravidar do seu amigo?".

  • E se o sentimento mudar?

Dreaming GIF on GIFER - by Dalalen

Não é novidade que não mandamos no coração. Com o tempo, pode acontecer de um dos dois acabar se apaixonando. Afinal, já existe uma relação de amizade, carinho e admiração. Aliando tudo isso a uma química sexual maravilhosa, a chance de essa relação duradoura se transformar em algo a mais para um dos dois é enorme. Se for mútuo, ótimo. É bem provável que a amizade vire namoro. O problema é quando o sentimento não é recíproco.

"Daí, cabe aos dois ter uma conversa sincera, aberta e tentar decidir o que fazer para que a relação, antes tão gostosa e divertida, não se transforme num poço de mágoa e tristeza. Para o que se apaixonou, certamente será mais difícil lidar com esse novo e inesperado sentimento. O outro lado terá a árdua missão de amenizar seu sofrimento, o que nem sempre será possível. Pode ser que a amizade acabe. Pode ser que continue, só que nunca mais será a mesma. Enfim, esse é um potencial risco da amizade colorida. E os dois precisam ter consciência, desde o início, que isso é previsível", finaliza Claudia Petry.

sobre
o mesmo tema