Por Beatriz Vianna
"BBB20": relembre 6 lições importantes ensinadas por Babu
"BBB20": relembre 6 lições importantes ensinadas por Babu
Mesmo depois de vários paredões, Babu integra o time de quem sobreviveu ao "BBB20" e está na reta final. Foi uma trajetória difícil e cheia de obstáculos. Mas ao longo da sua participação, o ator nos deu várias lições importantes: desde aulas sobre racismo até sobre militância seletiva e, muitas vezes, sem ao menos perceber. Listamos 6 delas. Confira!

Sem dúvidas, Babu Santana entra para a lista das personalidades mais importantes do "Big Brother Brasil" e, claro, da 20ª edição. Sua trajetória no reality, apesar de conturbada e cheia de paredões, sugere uma série de lições importantes que todo mundo deveria levar para vida. Nos últimos meses, o ator deu aulas, mesmo sem perceber, e mostrou como questões dignas de textão nas redes sociais funcionam na prática, bem diante dos nossos olhos. Confira!

1. Racismo

A postura de certos participantes do "BBB20" levantou uma das primeiras e mais importantes reflexões em relação ao Babu. O carioca estaria ou não sofrendo racismo na casa?

A pauta racial sempre esteve muito presente em seu discurso e não apenas nos dias de formação de paredão. No entanto, várias vezes ele foi acusado de vitimista por alguns participantes, diga-se de passagem, brancos. Como se não bastasse, você há de lembrar que ao longo do programa a figura de "monstro", "agressivo", "violento" foi constantemente alimentada. Isso provocou um sentimento de rejeição no Babu, que, em uma conversa com Prior, disse que o olhar de Marcela para ele lembrava o de sua patroa.

2. Segregação racial no meio artístico

Babu não só expôs suas dívidas e limitações financeiras no programa, mas abriu os olhos para um assunto muito importante, porém velado: a segregação racial no meio artístico. Em uma conversa com Manu, o ex-intérprete de Tim Maia nos cinemas contou que quase não é chamado para eventos e festivais famosos, exceto quando está no elenco do filme. Ao contrário de outros artistas, que volta e meia marcam presença nos lugares, ele só consegue ir quando compra o próprio ingresso, pois convites não chegam, mesmo sendo um ator premiado.

Complicado, né?!

3. Empoderamento

Gizelly, Ivy e Pyong podem ter debochado do pente do Babu, mas nas últimas semanas ele não saiu de sua cabeça. E sabe por que? "O black é a coroa e o pente é a libertação", como o próprio brother disse para Rafa e Manu. Na contramão dos comentários racistas, Babu seguiu sendo um exemplo de empoderamento dentro da casa.

4. As origens do termo "negro"

Muita gente não sabe, mas a palavra "negro" não tem uma boa conotação, justamente por conta das suas origens. No vídeo abaixo, Babu esclarece o assunto de forma bem didática para os brothers da casa e dá um breve panorama do racismo no Brasil.

5. A diferença entre ser arrogante e autoconfiante

Babu também ensinou coisas simples como humildade. Há uma linha tênue entre ser arrogante e autoconfiante que o ator expôs para Hadson. E isso não serve apenas para o jogo, mas para a vida.

6. Gordofobia

Bem lá no início do "BBB20" houve uma prova do líder em dupla que a maioria achou que fosse resistência. Babu e Victor Hugo ficaram para trás no momento de escolha, mas a situação não passou batido. O amigo de Prior expôs a gordofobia ali presente e explicou que essa é questão é tão importante quanto outras bandeiras sociais.

Big Brother Brasil
BBB24: novos apresentadores, quadros inéditos e mais novidades da próxima temporada
"BBB24": Léo Lins, ator global e mais famosos estão cotados para a próxima edição do reality
BBB24: elenco sem médicos, quarto extra e 6 novidades da nova temporada
Com o fim de Lucas Bissoli e Eslovênia Marques, apenas um casal do "BBB22" sobreviveu. Saiba quem!
ver todas as notícias de Big Brother Brasil Ver + matérias
sobre
o mesmo tema