Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

"BBB20": Babu está sofrendo racismo dentro?
"BBB20": Babu está sofrendo racismo dentro?
Muita gente acha que o "Big Brother Brasil" é um programa sem conteúdoe bastante fútil. No entanto, é possível fazer muitas interpretações do que acontece dentro da casa mais vigiada do Brasil e relacionar à questões sociais do nosso contiano. Afinal, além de estratégico, esse também é um jogo de convivência e as relações entre os participantes contam muito. Dito isso, o Purebreak quer saber: o Babu está sofrendo racismo dentro do programa?

Desde que começou, no dia 21 de janeiro de 2020, não se fala sobre outra coisa nas redes sociais que não seja o "BBB20". O reality show da Globo está dando o que falar e já podemos dizer que foi um verdadeiro acerto colocar personalidades conhecidas junto com pessoas anônimas. Porém, essa não foi a única diferença que a nova edição trouxe. Apesar do "BBB19" ter contado com um número muito maior de pessoas negras no elenco, foi só agora, na 20ª temporada do programa, que o racismo está realmente sendo debatido com afinco. E isso só começou a acontecer por conta da maneira que o Babu vem sendo tratado dentro do "BBB20".

Logo que o programa começou, Babu caiu no gosto do público por ter se mostrado um homem bastante sábio e diferente de, praticamente, todos os outros homens da casa. Mesmo com a grande diferença de idade, ele era o que mais compreendia as mulheres e esteve do lado delas quando o plano de Petrix, Hadson e companhia de queimar Mari e Bianca foi revelado. Ou seja, não demorou muito para o brother entrar na lista dos favoritos de cada um dos telespectadores. No entanto, essa imagem foi mudando ao longo das semanas.

Com o tempo, Babu começou a expor que estava se sentindo um pouco excluído e após ter sobrado em uma prova do líder - que precisou fazer com Victor Hugo -, o brother acusou que sofreu gordofobia dos outros participantes, principalmente de quem dizia estar do lado dele. No entanto, sua reclamação não repercutiu muito e ficou por isso mesmo. Por conta do confinamento, o estresse só foi aumentando. As brigas por conta da organização da casa e comida se tornaram recorrentes e a paciência do ator foi diminuindo. Logo, não demorou muito para o rapaz ficar com uma reputação ruim dentro e fora da casa. Para completar, nesse meio tempo Babu se aproximou de Prior, o último "boy lixo" que restou. Apesar de todos os problemas, ele acabou se tornando uma companhia.

A exclusão de Babu fez com que ele se aproximasse de Prior, que também já estava excluído e daí nasceu uma parceria que não foi muito bem vista por ninguém. No entanto, é preciso ressaltar que o motivo que levou os dois a se unirem é diferente, mas a razão para se manterem assim é a mesma: os dois se tornaram alvo do restante da casa. No entanto, esse é só um lado da história que explica o distanciamento do ator em relação ao outros brothers.

Antes de falar sobre qualquer situação de racismo que Babu esteja sofrendo do "BBB20", é importante lembrar que o próprio formato do programa. Numa casa com 20 pessoas, existem apenas duas que são negras. Isso pode ser uma questão passar despercebida para quem é branco, mas conta muito para quem sente na pele o quanto a cor da pele pesa. Então, além dessa evidente "cota", também há um afastamento do intérprete de Tim Maia em relação aos outros participantes por conta de uma questão geracional e de classe. E talvez isso explique um pouco o seu sentimento de exclusão, né?

E como nós vivemos em uma sociedade estruturalmente racista, não demorou muito para que comentários problemáticos começassem a surgir, como as meninas dizendo que têm "medo" do Babu, Daniel comentando que só consegue ver o participante na Xepa, ou Marcela aumentando as reações do ator para ajudar ainda mais na construção na imagem de turrão. É importante ressaltar que o Babu está longe de ser uma pessoa perfeita, e que acerta em tudo o que faz, mas isso não muda o fato dele estar sofrendo racismo dentro do "BBB20".

Por exemplo, Prior já foi muito mais agressivo em algumas discussões com as mulheres e nem por isso elas sentem medo dele. Aliás, muitas vezes, durante as festas principalmente, elas se aproximam do paulista. Muita gente também diz que Babu é difícil de conviver, mas é o Daniel quem mais atrapalha a convivência da casa levando diversas punições. Será que o problema é só a sua personalidade?

Big Brother Brasil
Após eliminação, Marcela está assustada e triste com a repercussão da sua participação no "BBB20"
Jogo da discórdia no "BBB20" levanta discussão sobre racismo na internet
Por conta do coronavírus, Boninho revela que "BBB20" não terá mais provas de resistência
Por que Marcela e Flay são ótimas opções de voto neste paredão do "BBB20"?
ver todas as notícias de Big Brother Brasil Ver + matérias
Principais
notícias
sobre
o mesmo tema