Por Thais Marques
Há muito tempo que Beyoncé não é apenas uma cantora. A diva agora tem uma linha de roupas que já lançou seu terceiro drop da colaboração feita com a empresa Adidas. Para estrelar a campanha, que se chama Icy Park, as marcas escolheram o coletivo BATEKOO e o Purebreak vem te contar um pouco sobre o que esses artistas brasileiros fazem. Você já conhecia a BATEKOO?

Você já deve ter ouvido falar da marca de roupas Ivy Park, da Beyoncé. Além de ser uma das divas pops mais conhecidas do mundo, a cantora também passeia pelo universo da moda e serve looks cheios de personalidade. A campanha da vez é a Icy Park, feita em parceria com a empresa Adidas. Seu terceiro drop foi lançado na sexta-feira (19) e o coletivo brasileiro BATEKOO foi escolhido para apresentar as novas peças em um ensaio que ficou lindíssimo.

Mas, porque Beyoncé e Adidas escolheram esse grupo para representar as peças? As fotos estreladas pelos integrantes realçaram a relevância das discussões de gênero e raça na sociedade, o que é um dos pilares da marca Ivy Park e do próprio movimento BATEKOO. "Estamos muito honrados de termos sido escolhidos para representar essa campanha de uma marca que, assim como a BATEKOO, é sobre acreditar em si, em seu coletivo e na liberdade de ser quem você é", declarou o fundador do projeto, Maurício Sacramento.

Para entender melhor, o Purebreak vai te apresentar um pouco do que o coletivo faz para o empoderamento de pessoas negras e LGBTQIA+ - uma sigla que busca ser inclusiva e representativa - no Brasil. Vale a pena conhecer o trabalho, viu?

Coletivo começou em 2014, na cidade de Salvador

A BATEKOO é um movimento sociocultural que busca construir espaços seguros para o empoderamento de pessoas negras e LGBTQIA+, atuando principalmente com a produção de festas babadeiras e cheias de referências da música preta. Ele começou em 2014, quando influenciadores e páginas antirracistas ainda nem eram tão comuns quanto hoje. A intenção é reunir essas pessoas, que se sentem desconfortáveis e ameaçadas em outros ambientes, para dançar, se expressar e, claro, se divertir com liberdade. Afinal, todo mundo merece ser feliz, se sentir protegido e acolhido!

O fundador do grupo, Maurício Sacramento, deu início ao projeto na cidade onde mora, Salvador. Hoje em dia, a BATEKOO se apresenta como a maior plataforma de culturas urbanas com foco na juventude negra e LGBTQIA+ do Brasil. E podemos dizer que sim, o coletivo conseguiu se fortalecer, ganhou novos colaboradores e vem conquistado cada vez mais o país.

O crescimento foi tanto que a BATEKOO já se organizou em sete estados pelo Brasil e atua em quatro frentes diferentes: inteligência cultural e mapeamento, entretenimento, empreendedorismo e capacitação e selo artístico. Tudo de bom ver um movimento desses indo para frente, né?! E o que era "só festa" virou também moda, música, audiovisual e dança. Eles já têm até um bloco de carnaval de sucesso que se chama CARNAKOO.

O grupo conta ainda com o reconhecimento e apoio de artistas negros que são exemplos, como a MC Soffia, rapper mirim que produz músicas sobre empoderamento e já esteve em várias premiações brasileiras.

E aí, gostou de conhecer a BATEKOO? A gente espera que sim, porque o Purebreak adora trazer essas iniciativas que buscam inclusão, equidade e aceitação!

Beyoncé
Beyoncé passou o Natal no Brasil! Cantora ficou mais tempo em Salvador do que você imagina
Beyoncé no Brasil: look, recado aos fãs e tudo o que rolou na visita surpresa
Ela não vem mais! Beyoncé confirma última data da "Renaissance Tour" e Brasil fica de fora
Beyoncé tem energia "pesada" e está associada mesmo aos Illuminati? Influenciadora abandona show e faz graves acusações
ver todas as notícias de Beyoncé Ver + matérias
sobre
o mesmo tema