Por Beatriz Vianna
Você não precisa esperar o mês de novembro chegar para se posicionar contra o racismo. Seguir e consumir o conteúdo de pessoas negras na internet é uma boa opção para levantar a bandeira da diversidade na prática e apoiar a causa. Se você não conhece tantos perfis e não sabe por onde começar, o Purebreak te ajuda com os mais versáteis possíveis! Confira as nossas 10 dicas!

A luta antirracista deve ser diária. Quando se levanta a bandeira da diversidade e contra o preconceito racial é preciso ter em mente que isso também diz respeito às coisas mais simples do dia a dia, como, por exemplo, o conteúdo que você consome. Quantos pessoas pretas você assiste e lê? O Purebreak separou abaixo 10 dicas de páginas antirracistas e influenciadores negros que falam de absolutamente >tudo< para você acompanhar na internet para além do mês da Consciência Negra. Dá só uma olhada!

1. Fatou Ndiaye

Se você não conhece a Fatou tá mais do que na hora de seguir essa adolescente maravilhosa no Instagram (@fatouoficial). A brasileira tem 15 anos e é filha de pais senegaleses. Com mais de 85 mil seguidores, Fatou usa a plataforma para promover a Africa Arte, empresa especializada em moda africana, além de compartilhar curiosidades da cultura africana e promover debates interessantes. Quem já apareceu em uma de suas lives foi a integrante do Now United, Any Gabrielly!

2. Gabi Oliveira

A Gabi é uma influenciadora bem antiga e debate sobre absolutamente tudo: desde questões raciais até beleza de forma descontraída. Além de segui-la no Insta (@gabidepretas), não deixe de ficar atento(a) aos vídeos de seu canal no YouTube, hein!

3. Tássio Santos

Pra quem AMA maquiagem, fica a dica do Insta do Tássio Santos (@herdeiradabeleza). Ele é jornalista de beleza e maquiador profissional especializado em homens e mulheres negras.

4. "Preta Ilustre"

A página "Preta Ilustre" é da talentosa Pamella Paixão, que aborda questões raciais em suas ilustrações. É um trabalho maravilhoso e que você precisa conhecer!

5. Nath Finanças

Impossível não ter ouvido falar no nome da Nath Finanças, né?! A administradora tem um canal no YouTube de educação financeira para baixa renda. Se você ainda não a acompanha, te mostramos nesta exclusiva a importância do trabalho da Nath.

A youtuber e influenciadora de finanças também é ativa no Instagram, Twitter e no Spotify, com o podcast "Boletos Pagos".

6. "PRESSTONE"

O "PRESSTONE" está no Instagram e nada mais é que um projeto com o intuito de denunciar e expor o racismo na imprensa. O perfil traz uma proposta bem legal de feed e que ajuda a visualizar melhor o abismo que há no tratamento entre brancos e pretos nas manchetes dos principais veículos de comunicação.

7. Nátaly Neri

Natály Neri também é uma youtuber e influenciadora bem versátil. Formada em Ciências Sociais, ela utiliza suas plataformas para discutir sobre negritude, veganismo, sustentabilidade e questões LGBTQIA+.

8. LØAD

A diversidade dentro da comunidade geek também é importante. No canal do YouTube do LØAD você encontra desde conteúdos sobre quadrinhos e cinema a Hip Hop. E aproveite para seguir também nas redes sociais!

9. "Lendo Mulheres Negras"

Esse é um projeto bem legal que visa incentivar a prática por leituras de autoras negras. É uma ótima oportunidade para você conhecer novos nomes e incluir na sua listinha!

10. "Ativismo Negro"

Outra página pra você acompanhar é "Ativismo Negro" (@ativismonegro), que discute racismo, empoderamento negro e entretenimento em seus posts.

sobre
o mesmo tema