Por Victor Viana
A Billboard anunciou duas novas paradas musicais: Billboard Global 200 e Billboard Global Excl. U.S., que têm como objetivo catalogar o que está sendo escutado no mundo todo. A Billboard Hot 100 continua, mas agora teremos também a opção de ver quais são os artistas que mais estão bombando em lugares diferentes.

Se você é do tipo que adora acompanhar os charts, uma novidade da Billboard pode mudar a maneira como acompanhamos esses números. Nesta segunda-feira (14) foram anunciadas duas novas paradas musicais: Billboard Global Excl. U.S. e Billboard Global 200. Diferente da já popular Hot 100, essas duas novas listas serão baseadas em streamings e compras digitais de música em todo o mundo. É óbvio que essa mudança não vai impedir que artistas americanos apareçam nos charts, mas muita coisa pode mudar em breve.

Billboard Global 200

A Global 200 vai contabilizar as músicas que estão sendo reproduzidas e compradas em mais de 200 territórios. Bastante coisa, né? Com isso, quem acabou pegando o primeiro lugar foram Cardi B e Megan Thee Stallion, com o hit "Wap". Em apenas uma semana, a música contou com mais de 100 millhões de streams e cerca de 23 mil downloads. Isso que é sucesso, não acha? O segundo lugar ficou com "Dynamite", do BTS. Apesar de ser possível observar que no TOP 10 há artistas de outros países, como Maluma (Colômbia), BLACKPINK (Coreia do Sul), Jawsh 685 (Nova Zelândia) e Harry Styles (Reino Unido), ainda há uma concentração de cantores e bandas americanas.

Billboard Global Excl. U.S.

É a parada Global Excl. U.S. que pode transformar a dominação dos Estados Unidos nos charts. Afinal, nela só serão contabilizados números fora do país. Isso, obviamente, não impede também que artistas americanos dominem a lista, já que eles podem ter um ótimo desempenho em outros lugares. Porém, isso abre mais possibilidades para quem não é norte-americano. Por exemplo, nesta semana que aparece em primeiro lugar é o Maluma, com a música "Hawái". Foram 83,5 milhões de reproduções em plataformas de streaming e mil downloads. "Dynamite" ficou em segundo e "WAP" em terceiro.

Mudança no mundo dos charts?

Apesar de ainda não ter rolado uma mudança brusca, é uma questão de tempo até vermos artistas de outras nacionalidades subindo nas duas novas paradas, principalmente latinos e da Coreia do Sul. Afinal, não é novidade para ninguém que K-Pop e o Reggeaton fazem sucesso em muitos países. Então, tudo indica que é melhor ficarmos de olho no que vem aí.

sobre
o mesmo tema