Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Em uma cultura com tanta ênfase no que está errado conosco e precisa ser melhorado, pode parecer um grande desafio falar positivamente sobre nossos próprios corpos. Fazer isso, no entanto, é uma coisa saudável de se fazer e também salva outras pessoas de desenvolver problemas de saúde mental. O Purebreak listou 10 motivos para você não cometer um body shaming com alguém!

Você sabia que comentários sobre a aparência, mesmo que sejam elogios ou boas intenções, podem prejudicar a autoestima de alguém? Em uma sociedade que glorifica a beleza e a magreza, muitas pessoas nem sempre percebem que falar sobre características físicas e tipos de corpo podem ser muito prejudiciais.

No caso do body shaming, é o ato de dizer algo negativo sobre o tamanho, idade, cabelo ou nível de atratividade percebida de uma pessoa. Essas ações podem levar a problemas de saúde mental, incluindo distúrbios alimentares, depressão, ansiedade, baixa autoestima e dismorfia corporal. O Purebreak reuniu consequências negativas que vão te fazer parar de dar pitaco sobre o corpo de alguém.

  1. Causa insegurança e baixa autoestima
  2. Adolescentes têm um risco significativamente elevado de ficarem deprimidos.
  3. Pode levar a distúrbios alimentares.
  4. Piora os resultados para mulheres obesas que tentam superar a compulsão alimentar.

Outras preocupações de saúde mental associadas à vergonha do corpo incluem:

  1. Ansiedade
  2. Pior qualidade de vida
  3. Estresse psicológico
  4. Distúrbio dismórfico corporal
  5. Depressão
  6. Maior risco de automutilação ou suicídio

Uma pesquisa pelo Fit Rated com mais de 1.000 pessoas constatou que cerca de 94% das adolescentes e 64% dos meninos sentiram seus corpos julgados por outros. Também é importante ter em mente que você nunca sabe o que outra pessoa está passando na vida.

Por exemplo, você pode pensar que perguntar a uma pessoa se ela perdeu peso é um elogio. No entanto, eles podem estar passando por algo como estresse ou até mesmo estarem lutando com uma alimentação desordenada. A sociedade glamouriza a magreza e a ideia de "corpo perfeito", então, naturalmente, muitos indivíduos elogiam uns aos outros sobre a perda de peso sem parar para pensar em como isso poderia ser um comentário negativo.

Como elogiar alguém de maneira certa e evitar o body shaming

Quando se trata de elogios, devemos nos concentrar em comentários mais significativos. Por exemplo, dizer a outra pessoa o quanto você gosta de sua energia ou personalidade. Além disso, é bacana encorajar a aceitação e celebração da forma e diversidade na aparência, focando na saúde em vez de tamanho ou peso, e valorizando o corpo humano por tudo o que ele é e faz.

sobre
o mesmo tema