Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
Depois de vetar projeto que previa distribuição de absorventes gratuitos, o presidente Bolsonaro assinou, nesta terça-feira (8), novo decreto com a mesma finalidade. A ação - estrategicamente realizada em ano de eleição - foi vista como uma forma de comemorar o Dia da Mulher e garantir a saúde menstrual a mais pessoas. Antes tivessem esse posicionamento ao longo de todo o governo, né?

Nesta terça-feira (8), comemoramos o Dia da Mulher - data feita para homenagear conquistas e lutas de tantas mulheres pelo mundo. Quem está ciente disso é o presidente Jair Bolsonaro que, na contra mão de suas ações anteriores, assinou decreto que prevê a distribuição gratuita de absorventes para grupos de mulheres. A atitude, provavelmente, tem como objetivo aumentar a popularidade do político, que deve concorrer a reeleição em outubro.

Vale lembrar que não há muito tempo, em outubro de 2021, Bolsonaro vetou o projeto que tinha a mesma proposta. Agora, de acordo com informações do G1, há cerca de R$ 130 milhões destinados à iniciativa, que planeja auxiliar 3,6 milhões de mulheres.

Veja quem vai se beneficiar da nova medida e qual foi a justificativa do presidente para o veto anterior - atrasando, ainda mais, o acesso de muitas mulheres à saúde básica.

Quem poderá se beneficiar do projeto?

O decreto planeja ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo que elas tenham acesso a absorventes e demais produtos de higiene ao longo do ciclo menstrual. O projeto, portanto, faz parte de uma iniciativa do governo para garantir a saúde menstrual de todes.

Nesse caso, mulheres de três grupos serão beneficiadas com a medida:
. Que estão em situação de rua;
. Que cumprem medidas socioeducativas e têm entre 12 e 21 anos;
. Alunas de escolas matriculadas no programa, entre 9 e 24 anos.

Pin on 7Mind Women's Health Moodboard

Bolsonaro vetou projeto semelhante em 2021

Em 2021, o governo federal vetou projeto muito semelhante. Porém, na época, a equipe de Bolsonaro negou, afirmando que os responsáveis não apontavam de onde sairia a verba para a distribuição de absorventes. Atualmente, o dinheiro provê do orçamento da própria pasta da inciativa.

Entretanto, como foi argumentado, o projeto de 2021 indicava que o dinheiro seria da verba do Sistema Único de Saúde (SUS) e, para mulheres em presídios, do Fundo Penitenciário Nacional. Se a ação tivesse sido aprovada ainda no ano passado, muitas pessoas já teriam se beneficiado.

"Praticamente integradas na sociedade", diz Bolsonaro

No mesmo evento, em comemoração ao Dia da Mulher, Bolsonaro teve fala polêmica. Em seu discurso, o presidente afirma que as mulheres estão "praticamente integradas na sociedade" - o que, é claro, causou revolta por parte do público. Em pleno 8 de março, tantas ainda são obrigadas a ouvir esse tipo de coisa!

Por enquanto, ficamos na torcida para que o Dia das Mulheres de 2023 venha com boas surpresas!

sobre
o mesmo tema