Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Bullying é um assunto sério e que merece muita atenção. Seja na internet ou no mundo offline, comentários e brincadeiras podem marcar a vida de alguém, causando verdadeiros traumas. No Dia Mundial do Combate ao Bullying, comemorado nesta quarta-feira (20), separamos 5 artistas que falam abertamente sobre o tema. Leia mais!

Nesta quarta-feira (20) comemoramos o Dia Mundial do Combate ao Bullying. A data é feita para incentivar diversas instituições a promoverem um debate honesto sobre o tema. Nunca falamos tanto sobre bullying como nos últimos anos, entretanto, com a chegada da pandemia e a implementação do ensino à distância, muitas dessas "brincadeiras" perigosas foram para o mundo virtual. Por isso, o cyberbullying também é outro assunto que vem chamando atenção.

Mas, seja virtual ou offline, é difícil achar alguém que nunca ouviu um comentário desagradável ou foi vítima de alguma implicância na escola ou em casa - inclusive, esse foi um dos temas de "Confissões de uma Garota Excluída", filme nacional da Netflix. Para ressaltar a importância de combater o bullying, separamos 5 celebridades que falam abertamente sobre essa traumática experiência!

Demi Lovato fala sobre como bullying intensificou seu transtorno alimentar
Demi Lovato fala sobre como bullying intensificou seu transtorno alimentar

1. Demi Lovato

Uma das maiores vozes na luta contra o bullying é Demi Lovato. Cantore sempre comenta como sua experiência na escola dificultou sua vida. Na época, Demi era perseguide e verbalmente agredide. Lovato já afirmou em entrevista que chegaram a ir até sua casa, gritar ofensas. Quando Demi perguntou por que estavam fazendo isso, respondiam que era "porque ela era gorda". Elu falou mais sobre isso no podcast "The Joe Rogan Experience" e ainda afirmou que comentários como esses foram um dos gatilhos para seus transtornos alimentares.

Cyberbullyinh: Viih Tube já foi ameaçada de morte nas redes sociais
Cyberbullyinh: Viih Tube já foi ameaçada de morte nas redes sociais

2. Viih Tube

A influencer e Youtuber brasileira é outra que não deixa de falar sobre os impactos que o cyberbullying teve em sua vida, já que xingamentos e ameaças de morte eram - e ainda são - constantes em suas redes sociais. Depois de muito tratamento e apoio psicológico, Viih Tube conseguiu superar episódios de depressão e pensamentos suicidas, porém foi uma longa jornada. Hoje, a jovem fala bastante sobre saúde mental e responsabilidade na Internet, a fim de mostrar que simples comentários podem ter grandes efeitos na vida de quem lê.

Lil Nas X tem música emocionante sobre bullying
Lil Nas X tem música emocionante sobre bullying

3. Lil Nas X

Lil Nas X é um grande exemplo de representatividade e foi, inclusive, premiado pelo Trevor Project - instituição que combate o suicídio de jovens LGBTQIAP+. Porém, o cantor teve um passado difícil, sendo vítima de racismo e homofobia. Um dos seus singles, "Sun Goes Down", reflete sobre essas experiências passadas. Na letra, Lil Nas X canta: "tinha amigos, mas eles implicavam comigo. Sempre pensava 'por que meus lábios são tão grossos? Eu sou muito escuro?'".

Lizzo fez live, mostrando os impactos do bullying em seu psicológico
Lizzo fez live, mostrando os impactos do bullying em seu psicológico

4. Lizzo

A cantora de "God As Hell" desafia diversos padrões ultrapassados e, por isso, ainda ouve muitos comentários negativos. Lizzo já mostrou que não tem medo de ser quem é, mas nem por isso é imune ao bullying. A artista já fez live falando sobre comentários racistas e gordofóbicos que recebe diariamente. "Meu trabalho como artista é refletir as mudanças do tempo e isso não é legal. Isso não deveria ser ok", afirma Lizzo sobre bullying.

"Já sofri todo tipo de bullying", afirma Gloria Groove
"Já sofri todo tipo de bullying", afirma Gloria Groove

5. Gloria Groove

Por fim, outro grande ícone da comunidade LGBTQIAP+ no Brasil é a drag queen Gloria Groove. Em entrevista para Vogue, no ano passado, o cantor disse que nunca foi aceito pela sociedade e, por isso, já foi muito perseguido - seja na escola, na rua ou até em ambientes familiares. "Nunca fui magro, nem hétero e muito menos masculinizado, então já sofri todo tipo de bullying. O que aprendi foi a não permitir que isso determine a maneira como vou me comunicar com o mundo e não molde minha vida", afirma o artista.

sobre
o mesmo tema