João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
Personagens LGTBQIAP+ em desenhos animados não são recentes, mesmo que tenham ganhado maior espaço nos últimos anos. Neste mês, é comemorado o orgulho LGBTQIAP+ E temas como a importância da representatividade da comunidade ganham ainda mais relevância. Afinal, se ver representade em todos os meios possíveis é sim importante, inclusive em animações. Então, o Purebreak separou uma lista com personagens LGBTQIAP+ de desenhos animados para você conferir. Vem com a gente!

Mesmo que ainda longe do ideal, o mundo dos desenhos animados também traz muitos personagens LGBTQIAP+. Várias pessoas tiveram que lutar, inclusive dentro das empresas que trabalham, para que figuras dessa comunidade pudessem ganhar espaço.

Seja em forma de anime, animações para adultos ou para o público infantil, personagens queer estão cada vez mais presentes nos desenhos animados, mesmo que muitas vezes de forma sútil ou implícita. Até que chegue o esperado dia em que orientação sexual e gênero não sejam mais notícia, aqui está uma lista de personagens que trazem representatividade LGBTQIAP+ para as animações.

Harold e Howard McBride, em "A Família Loud"

O casal Howard e Harold McBride, da animação "A Família Loud"
O casal Howard e Harold McBride, da animação "A Família Loud"

É no 23º episódio da primeira temporada da série, "Sucesso Noturno", em que aparecem Harold e Howard McBride. O casal é pai de Clyde McBride e são apresentados quando vão levar seu filho para uma festa do pijama, realizada por Lincoln, o protagonista da série. Essa foi a primeira vez que um casal gay apareceu em um desenho animado da Nickelodeon.

Runaan e Ethari e Annika e Neha, em "O Príncipe Dragão"

There is a beautiful upside-down truth, which is that these moments of  purest strength appear as weakness to those who don'... | Dragon princess,  Prince dragon, Anime

Em um episódio da segunda temporada de "O Príncipe Dragão", é apresentado que Aanya, a atual rainha de Duren, havia tido duas mães, Annika e Neha. Além delas, a a terceira temporada do desenho revela que Runaan era casado com Ethari, um outro elfo.

Luz e Amity em "A Casa da Coruja"

Primeira animação com protagonista LGBTQIAP+ do Disney Channel
Primeira animação com protagonista LGBTQIAP+ do Disney Channel

A Disney confirmou que a protagonista de "A Casa da Coruja", Luz, e sua antiga rival, Amity, são bissexuais. No episódio 16 do desenho, elas chegam a ir juntas ao baile de fim de ano do colégio de bruxas. Essa é a primeira produção do Disney Channel a ter uma personagem que não é heterossexual como protagonista.

Patty Bouvier, Waylon Smithers e Lisa Simpson, em "Os Simpsons"

A irmã gêmea de Selma, e também irmã de Marge Simpson, Patty Bouvier, é assumidamente lésbica. Isso foi revelado no episódio "O casamenteiro", da 16ª temporada do desenho, quando Homer Simpson passa a lucrar para realizar casamentos gay na internet, após Springfield conceder licença para casamentos homoafetivos. Além dela, o braço direito do Sr. Burns, Waylon Smithers, foi revelado como gay. A protagonista Lisa Simpson também foi revelada como bissexual.

Shiro, em "Voltron: O Defensor Lendário"

Shiro, de "Voltron: O Defensor Lendário", se revelou gay no desenho
Shiro, de "Voltron: O Defensor Lendário", se revelou gay no desenho

Shiro, um dos personagens principais de "Voltron: O Defensor Lário", foi revelado como homossexual. Sua sexualidade, que até então não havia sido explorada, foi apresentada somente na sétima temporada da animação da Netflix.

Michiru e Haruka em "Sailor Moon"

You think that Haruka and Michiru are one of the best anime lesbian couples  ever. | Sailor moon aesthetic, Sailor moon, Sailor moon gif

Michiru e Haruka, também conhecidas como Sailor Netuno e Sailor Urano, fazem sua estreia na terceira temporada de "Sailor Moon". Mesmo sem nenhuma declaração explícita sobre a sexualidade das duas, é possível entender o relacionamento delas ao longo do programa.

She-ra, Felina e Double Trouble, em "She-ra e as Princesas do Poder"

She-ra e Felina se beijam na nova adaptação "She-ra e as Princesas do Poder"
2 Fotos
Veja as fotos!

A nova adaptação do desenho animado dos anos 80 trouxe um beijo entre a protagonista e a personagem Felina, no último episódio da quinta temporada da série. Antes disso, foi apresentado um personagem não-binário na quarta temporada, Double Trouble, e dois casais gays também já marcaram presença na produção.

Tia Holiday e Tia Lofty, em "My Little Pony: A Amizade É Mágica"

As pôneis tia Holiday e tia Lofty são um casal lésbico em desenho animado
As pôneis tia Holiday e tia Lofty são um casal lésbico em desenho animado

O desenho infantil "My Little Pony: A Amizade é Mágica" também trouxe representatividade. O casal de lésbicas Tia Holiday e Tia Lofty foram apresentadas no episódio "The Last Crusade", em que as zeladoras cuidam do pônei Scootaloo.

Ele, em "As Meninas Superpoderosas"

Ele | Wiki | ❣️As Meninas Super Poderosas❣️ Amino

O criador do desenho animado nunca confirmou a orientação sexual ou o gênero de Ele. Mas, além de seu jeito afeminado e seu visual ser composto por uma saia de balé e maquiagem - uma representação estereotipada da alguém que é gay, mas típica da época em que o desenho foi feito - o personagem chegou a demonstrar sentimentos por Fuzzy Confusão, um outro vilão das Meninas Superpoderosas, em um episódio do desenho.

Pernalonga

Pernalonga pode ser da comunidade LGBTQIAP+
Pernalonga pode ser da comunidade LGBTQIAP+

O coelho mais conhecido dos desenhos animados, Pernalonga, pode ser sim parte da comunidade. Em diversos episódios, ele se transveste e beija outros homens. Além disso, o filho de Mel Blanc, o dublador oficial do coelho, revelou que o protagonista mantinha um caso com Hortelino, seu rival, e que eles expressavam seu amor usando códigos. Os dois já chegaram a se beijar no desenho.

Dra. e Sra. Amoreira, em "Clifford, o Gigante Cão Vermelho"

Dra. e Sra. Amoreira são as mães de Samantha, em "Clifford, o Gigante Cão Vermelho"
Dra. e Sra. Amoreira são as mães de Samantha, em "Clifford, o Gigante Cão Vermelho"

O famoso desenho dos anos 2000, "Clifford, o Gigante Cão Vermelho", sofreu uma nova adaptação e hoje em dia é distribuído pelo Amazon Prime Video. Em um dos novos episódios, a protagonista, Emily, realiza um jantar e convida sua amiga Samantha, que tem duas mães. Então, Emily é apresentada a Dra. e Sra. Amoreira.

Arlequina e Hera Venenosa, em "Harley Quinn"

170 ideias de Titans em 2021 | titas, jovens titãs, ravena e mutano

O novo desenho animado da Arlequina, intitulado "Harley Quinn", mostrou um beijo entre o casal formado pela protagonista e pela Hera Venenosa. Ele acontece no episódio "There's No Place to Go But Down", após as duas conseguirem escapar da prisão.

Korra e Asami, em "Avatar: A Lenda de Korra"

Korra e Asami, de "Avatar: a Lenda de Korra", são um casal
Korra e Asami, de "Avatar: a Lenda de Korra", são um casal

O final da série "Avatar: A Lenda de Korra" mostra Korra e Asami de mãos dadas entrando no Mundo dos Espíritos. Mesmo que o desenho animado não tenha abordado o relacionamento entre as duas de forma explícita, os quadrinhos confirmaram tudo.

Sr. Ratburn, em "Arthur"

O Sr. Ratburn se revela gay e se casa em "Arthur"
O Sr. Ratburn se revela gay e se casa em "Arthur"

Na 22 temporada de "Arthur", desenho que está no ar desde 1996, é revelado que o Sr. Ratburn é gay. O episódio se chama "Mr. Ratburn e o Alguém Especial Dele", em que descobrimos que Sr. Ratburn está noivo de um outro homem.

Marceline e Princesa Jujuba, em "Hora da Aventura"

Pin de Julia Bell em Adventure Time // Marceline x Bubblegum | Bubbline,  Beijo desenho, Marceline

O último episódio de "Hora da Aventura" confirmou o relacionamento de Marceline e Princesa Jujuba. O casal já era muito especulado pelos fãs do desenho, que se alegraram com a confirmação. No capítulo, as meninas chegam a se beijar, comemorando pela vitória na batalha final, em que Jujuba parecia ter morrido. Um verdadeiro final feliz!

Todd Chavez, em "Bojack Horseman"

O humano Todd Chavez, de "Bojack Horseman", se revelou assexual
O humano Todd Chavez, de "Bojack Horseman", se revelou assexual

O personagem humano Todd Chavez, um dos principais de "Bojack Horseman", é assexual. Isso é revelado ao longo do desenho. Chavez, ao lado de sua namorada, chega a criar um aplicativo para pessoas assexuais no programa.

Xerife Blubs e Delegado Durland, em "Gravity Falls: Um Verão de Mistérios"

Xerife Bubls e o Delegado Durland são um casal gay no desenho animado "Gravity Falls: Um Verão de Mistérios"
Xerife Bubls e o Delegado Durland são um casal gay no desenho animado "Gravity Falls: Um Verão de Mistérios"

A série "Gravity Falls: Um Verão de Mistérios", apresentou um casal gay, formado pelo Xerife Blubs e pelo Delegado Durland. A revelação do casal só aconteceu em um dos capítulos finais do desenho animado, confirmando as suspeitas dos telespectadores.

O trio de "Super Drags"

Super Drags Netflix GIFs - Get the best GIF on GIPHY

O trio de protagonistas da primeira série de animação brasileira da Netflix é formado por Donizete, Patrick e Ralph. Eles, à noite, se transformam nas super-heroínas drag queens Scarlet Carmesin, Lemon Chiffon e Safira Cyan, respectivamente.

Stevonnie, em "Seteven Universe"

Stevonnie é interesexo e não-binárie no desenho animado "Steven Universe"
Stevonnie é interesexo e não-binárie no desenho animado "Steven Universe"

Um vídeo publicado no Instagram do Cartoon Network confirmou que Stevonnie, personagem do desenho "Steven Universe", é não-binárie e intersexo. O vídeo em que ê personagem fala sobre aspectos positivos e negativos das redes sociais revela a bio de Stevonnie, em que são encontradas as informações.

sobre
o mesmo tema