Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Chuu, do LOONA, foi expulsa do grupo em novembro, em decisão unilateral da empresa BlockBerryCreative. Nesta segunda-feira (19), o Dispatch publicou artigo explicando mais sobre o que rolou e os bastidores da briga entre a idol e os CEOs, que incluiu denúncia de falas violentas e contratos abusivos. Confira tudo o que foi dito e a versão de Chuu, eterna integrante do LOONA.

O mundo do K-pop levou um verdadeiro baque quando, em novembro, a BlockBerryCreative anunciou a expulsão de Chuu do LOONA. A idol era uma das mais populares do girlgroup e, segundo a empresa, estava sendo retirada do projeto por ter comportamentos agressivos contra outros membros da equipe. Rapidamente, várias pessoas que já trabalharam com Chuu partiram em defesa da cantora.

A história, porém, acaba de ganhar mais um capítulo! Nesta segunda-feira (19), o veículo Dispatch publicou prints de conversa entre Chuu e empresários da BlockBerry, além de ouvir o lado da artista sobre tudo o que aconteceu. Até agora, o público sabia que a empresa estava com dificuldades financeiras - o que poderia levar ao disband do LOONA... Mas a situação era bem pior. Confira!

Chuu expôs contrato injusto de empresa de K-pop

Na entrevista, o veículo explica como funcionava a divisão de lucros e dívidas entre a empresa e os idols. Basicamente, o positivo era distribuído em 70% para empresa e 30% para o artista, enquanto as despesas ficavam meio a meio. "Eu fiz as contas. Se as despesas fossem superiores a 70% da receita, a liquidação final seria negativa. Basicamente era um sistema que quanto mais você trabalhava, mais endividada ficava", afirmou Chuu.

No começo, a cantora conta que demorou para perceber os problemas do contrato. "Uma das integrantes perguntou: 'Não está na hora de você receber o pagamento?'. Foi quando percebi que tinha alguma coisa errada [...] Naquela época, eu nem sabia as diferenças entre liquidações pré e pós despesas. Eu só estava feliz em debutar".

Já em janeiro 2022, 5 anos após o debut de Chuu, a artista entrou com processo para alterar seu contrato, retirando sua exclusividade com a empresa e, assim, podendo ter lucros totais com suas atividades individuais. "Perdi totalmente minha confiança na empresa no ano passado. Eu também não queria participar do 'Queendom', mas não queria desistir do LOONA. Fiz um contrato complementar para manter as atividades como parte do grupo", explica.

Nessa confusão, a imagem da idol ficou comprometida com a empresa que decidiu expulsá-la, meses após a conclusão do pedido judicial.

Chuu denunciou abusos por CEOs

Sabemos que os bastidores da indústria de K-pop podem ser bem tensos, com casos de abuso e agressão. Chuu afirma que, por muito tempo, não se sentia ouvida pela empresa - o que acabou fazendo com que a artista usasse tons mais duros com os responsáveis.

Em uma das mensagens, por exemplo, é possível ver que um dos CEOs faz piada com a escolaridade de Chuu, como se ela não pudesse entender o que estava acontecendo. "O Diretor D me tratou como uma criança. Parecia que eu estava sendo menosprezada. A desconfiança já estava lá, antes disso. Achei que só me ouviriam se eu falasse agressivamente", lembra.

sobre
o mesmo tema