Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
Conseguir o 1º emprego ou estágio pode ser uma missão bem difícil. É preciso pensar como apresentar o seu currículo de forma convincente, como se portar nas entrevistas e até mesmo cursos e projetos para dar um "up" na experiência pré-emprego. Mas antes disso, você tem que encontrar vagas ideais para você. O Purebreak quer te ajudar a dar esse próximo passo na vida profissional e, para isso, separamos 5 dicas para achar o emprego ideal.

Por aqui, já demos muitas dicas sobre como conseguir o seu primeiro emprego - da preparação do currículo até dicas para arrasar na entrevista. Mas antes de tudo isso, você precisa encontrar aquela vaga ideal, que converse com as suas expectativas e possa te ajudar a ter o melhor início de carreira possível.

E isso é mais difícil do que parece - principalmente em áreas que não têm tantas ofertas. Ter um bom perfil no Linkedin, atualizado e com o máximo de informação possível, é super importante, mas está longe de ser o suficiente para achar a vaga e garantir o seu primeiro emprego.

Por isso, o Purebreak separou 5 dicas infalíveis para encontrar a oportunidade perfeita, que você está procurando. Confira!

Conheça os principais sites de vaga

O início pode ser trabalhoso, mas vai valer a pena! O primeiro passo é entrar em diferentes sites de vaga e formar o seu perfil. É algo repetitivo, porém se você tiver um modelo básico pronto, vai ganhar tempo. Outra coisa que vale a pena prestar atenção são nas palavras que você insere na conta - é preciso destacar termos que sejam importantes na área que você deseja trabalhar, como um programa ou habilidade específica.

Alguns desses sites são: Vagas.com, Infojobs, Banco Nacional de Empregos, Catho, Remotar, Gupy. Anotou?

Siga as páginas das empresas de interesse

Algumas vezes, as maiores empresas do mercado não contam só com os mesmos sites de vagas, mencionados anteriormente. É possível que as equipes divulguem em seu próprio site e rede social as oportunidades de trabalhos que surgem, até para ter uma divulgação mais direcionada. Por isso, escolha algumas empresas que você deseja trabalhar e as siga em todas as redes possíveis!

Conheça os profissionais que são referência na área que deseja trabalhar
Conheça os profissionais que são referência na área que deseja trabalhar

Entre em contato com pessoas do mercado

Listou as empresas que são sua meta? Ótimo! Mas é possível ir além. Busque o contato de profissionais que trabalham em sua área ou, ainda, dos responsáveis pelo setor de Recursos Humanos das companhias. As redes sociais são uma ótima ferramenta para manter o contato, porém, para a primeira abordagem, é interessante apostar em estratégia mais formal, como e-mail. E nada de mensagens padrões e repetidas, hein? Coloque o nome da pessoa logo na introdução e explique, especificamente, como pode ajudar na empresa.

Pergunte aos colegas sobre a experiência

Estar em constante movimentação, em busca de mais informação e dicas, pode fazer toda a diferença. Nesse caso, é super válido conversar com colegas da sua área que já estão no mercado de trabalho. Explique a sua situação, pergunte como a pessoa conseguiu o emprego atual e o que ela acredita que pode te ajudar na missão, tanto na hora de encontrar a vaga, quanto no momento da entrevista.

Não tenha vergonha de pedir indicações

Na busca por emprego, você pode ter que se desprender de algumas limitações. No final, vai ser um grande aprendizado para a sua vida. Tem vezes que as empresas nem mesmo divulgam as suas vagas, contando apenas com indicações internas. Por isso, contar com a influência de pessoas que já te conhecem e confiam no seu talento será essencial nessa fase.

sobre
o mesmo tema