Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

A gente sabe que decidir o que quer fazer para o resto da sua vida é uma escolha muito importante. E mesmo se conhecendo bem e tendo consciência das áreas em que você é melhor, isso pode ser muito complicado. Exige tempo, paciência e dedicação para saber o que é ideal para você. Então, para te ajudar nesse caminho, o Purebreak separou 5 dicas para te ajudar a escolher sua carreira.

Ficar em dúvida na hora de decidir a sua profissão é super comum. No geral, somos obrigades a tomar essa escolha bem jovens e em um momento em que ainda estamos formando quem somos e nos conhecendo. Por isso, faz sentido termos dificuldades em decidir sem hesitação a carreira dos nossos sonhos. Mas não há motivos para se desesperar. Tudo tem seu tempo e as coisas ficarão bem mais fáceis depois de conferir essas indicações super úteis.

1 - Identifique suas habilidades

Math Meme GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Todo mundo tem talentos. Na hora de escolher sua futura profissão, pense em quais você mais se orgulha de ter e teria prazer em desenvolver profissionalmente. Nem sempre aquilo em que você é bom será algo com o que irá gostar de trabalhar, mas pensar nisso já é muito importante. Tente identificar todas as suas habilidades e pontos fortes e, assim, relacionar com áreas de atuação que possam te interessar.

2 - Pesquise sobre o mercado de trabalho

Studying GIFs - Get the best GIF on GIPHY

É bem difícil ter alguma noção mais concreta sobre o mercado de trabalho quando é mais novo e esse tema nunca passou pelo seu convívio. Mas, de modo geral, é bom ver matérias, estudos e levantamentos sobre opções de vagas que estão sendo oferecidas, piso salarial e quais as cidades que abrigam as melhores oportunidades. Tudo isso pode não parecer tão relevante no começo, mas é crucial na hora de escolher sua profissão.

3 - Veja a grade da graduação

Graduation College GIF - Graduation College University - Discover & Share  GIFs

Se o ramo do seu interesse exige uma faculdade, uma boa ideia é olhar a grade do curso em questão. Por ela, será possível ver quais as matérias que você terá que cursar e dá para ter um direcionamento melhor se aquilo é ou não bom para a sua vida profissional. Em todas as graduações você encontrará disciplinas que não irá curtir, mas se achar que o curso todo tem pouco daquilo que você realmente quer aprender, então ele pode não ser a melhor opção.

4 - Fale com profissionais de áreas que te interessam

Arquitetura GIFs | Tenor

Essa é uma dica de ouro. Quando já tiver pensado em algumas profissões que podem servir para você, tente entrar em contato com pessoas que atuam no ramo há um tempo. Isso te dará uma ideia melhor sobre a área e poderá tirar suas dúvidas. Quem sabe você não consiga até acompanhar um dia na rotina de um des profissionais para se familiarizar ainda mais?

Com as redes sociais isso ficou ainda mais fácil. Pergunte em grupos do Facebook, comunidades ou perfis nas redes sociais sobre a área. Com certeza alguém estará disposte a te ajudar e isso pode fazer a diferença para o seu futuro.

5 - Faça uma lista de prós e contras

Best Pros And Cons Time GIFs | Gfycat

Depois de tudo isso, faça uma lista bem básica com todos os prós e contras das profissões que julgar mais interessantes para você. Lembre-se que alguns pontos podem pesar mais do que outros, mas mesmo assim é bom ter em um papel essa organização para te lembrar do que está procurando.

Por fim, é importante que saiba que não existe resposta certa ou errada. Você pode não estar pronte para tomar uma decisão que mudará por completo o seu futuro. Ou talvez o emprego dos seus sonhos não tenha nem sido inventado ainda, já pensou?

E se ainda assim estiver com dúvidas, tente procurar ajuda. Há váries psicólogues que fornecem testes vocacionais que podem ser a chave para você se encontrar profissionalmente. Tenha calma e confie em si mesme que vai dar tudo certo!

Confia Em Mim GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Também lembre-se de que é sempre possível começar de novo. Paradoxalmente, a vida passa rápido demais para a gente achar que está atrasade o tempo todo. Nunca é tarde para decidir trocar de profissão e escolher ir por outro caminho. Por isso, não tenha medo se não fizer a decisão exata agora.

Só se certifique de que está querendo seguir tal carreira por você mesme e não por alguma pressão externa. Porque no fim das contas, quem vai ser infeliz se aceitar a escolha des outres para o seu próprio futuro será apenas você. Então, siga o seu coração e tenha coragem, pois o seu caminho é único e exclusivamente seu.

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema