Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

Está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez e não sabe o que colocar no seu currículo? Calma, o Purebreak está aqui para te ajudar! A gente sabe o quanto isso pode ser estressante, mas não é tão complicado. Viemos tirar dúvidas sobre onde montar um currículo, como preenchê-lo, o que colocar em "objetivo" e muito mais. Continue lendo para conferir!

Montar o currículo para o primeiro emprego ou primeiro estágio é motivo de ansiedade para muita gente. Afinal, antes de ser chamado para a sua primeira entrevista, o seu currículo precisa chamar a atenção dos recrutadores. Mas montá-lo não precisa ser um bicho de sete cabeças, viu? Existe um passo a passo básico que, se você seguir, vai arrasar nesta tarefa. Viemos te ajudar a montar o seu primeiro currículo respondendo as dúvidas mais comuns. Vem conferir!

1. Onde montar um currículo?

A primeira coisa é saber por onde você vai montar o seu currículo. Ferramentas como o Word ou o Google Docs já oferecem vários modelos prontos para você alterar do seu jeito. Ou, claro, nelas você também pode montar um currículo do zero!

Best Jennifer Aniston Nodding GIFs | Gfycat

Outras plataformas também oferecem modelos bem legais, principalmente para quem quer uma pegada mais elaborada, como o Canva ou CV Maker. São bem fáceis de usar e contam com várias opções de currículos.

2. Qual é o formato ideal?

O que é ideal para você, um currículo mais tradicional ou moderninho? Isso depende de alguns fatores, como a sua área de atuação e a empresa para qual você quer aplicar. Se você é de Publicidade ou Desing e está aplicando para uma empresa mais descolada, por exemplo, pode apostar em modelos mais divertidos e visualmente interessantes.

Blac Youngsta Smile GIF - BlacYoungsta Smile Thingking GIFs

O importante mesmo é pesquisar o perfil da empresa e pensar na imagem que você quer passar. Tem que ter aquele fit, né?

3. Com foto ou sem foto?

A verdade é que não existe um consenso sobre ser certo ou errado usar foto no currículo. Em países estrangeiros isso é bem comum, mas o Brasil ainda não aderiu completamente. Mais uma vez, isso depende muito do perfil da empresa e da área.

Utopia NL Pose GIF - UtopiaNL Utopia Pose GIFs

Se você escolher usar foto no seu currículo, preste atenção em alguns detalhes:

- Use uma foto com um fundo neutro, onde você se destaque
- O ideal é o foco no seu rosto, dos ombros pra cima.
- Não precisa ser algo super sério, como uma 3x4, mas nada de poses mirabolantes, né?
- Na foto, use uma roupa neutra, sem muitas estampas ou elementos, para não ficar informação demais.

4. Como preencher o currículo?

Deixe seu currículo bem organizado, separando os espaços para cada sessão de informações importantes. Comece com os seus dados pessoais, que são os que te identificam. Nome, idade ou data de nascimento, de onde você é, telefone e e-mail. Se você decidiu usar a foto, ela também entra no início.

Ryan The Office GIFs | Tenor

Também separe as partes para colocar o seu objetivo, a sua formação acadêmica, experiências anteriores, cursos e outras qualificações, como línguas estrangeiras que você fala. Atividades extracurriculares e trabalhos voluntários também são bem vindos!

5. O que colocar no "objetivo"?

Muitas pessoas têm dúvida sobre o que colocar em "objetivo" no currículo, mas é bem mais simples do que parece. Você está aplicando para uma vaga de assistente administrativo? Escreva isso. Por se tratar do seu primeiro currículo, você também pode deixar claro que está buscando a primeira oportunidade profissional. Ah, e pode ficar a vontade para mudar essa parte do currículo dependendo da vaga que está se candidatando.

Oh Oh Okay GIF - Oh OhOkay UhOkay GIFs

6. Não tenho experiências anteriores, e agora?

Se você não tem experiência em nenhuma empresa, fique tranquilo. Afinal, é o seu primeiro currículo! Como já te mostramos, outras experiências também são válidas. Liste os cursos, workshops, atividades extracurriculares e trabalhos voluntários. Tudo o que pode ser considerado como uma qualificação para a sua área de atuação, é importante. Só não esqueça de deixar tudo bem organizado!

Thumbs Up GIF - ThumbsUp AmyPoehler الإبهام GIFs

7. O que escrevo no e-mail ao anexar o currículo?

Se você está enviando o currículo por e-mail, não é legal apenas anexar o arquivo sem uma apresentação. É importante que você tenha um e-mail profissional, que seja apenas seu nome e sobrenome. No corpo da mensagem, escreva uma apresentação breve, para que os recrutadores saibam quem você é e para qual vaga está se candidatando. É breve mesmo, nada de textão!

Jane The Virgin Jane Villanueva GIF - JaneTheVirgin JaneVillanueva Laptop GIFs

Importante: esteja preparado para o depois

Você fez um currículo incrível e foi chamado para várias entrevistas? Ótimo! O ideal é que você já esteja preparado para esta etapa. Por isso, nós temos várias dicas para te ajudar. Por exemplo, listamos as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego. Também temos dicas para entrevistas online e tudo sobre o pitch pessoal. Vai lá e arrasa!

Steve Carell wink point - Reaction GIFs

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema