Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Se você está planejando ir ao Qatar para assistir os jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022, com certeza uma das dúvidas é o que vestir no Médio Oriente sem ofender os costumes e a religião do país. Para a especialista em moda Noelia Schultz, público deve optar por peças claras e tecidos leves, sem decotes e comprimento próximo aos joelhos. Veja mais dicas!

A Copa do Mundo no Qatar marca a estreia do principal campeonato esportivo no Oriente Médio. Com show de Ludmilla e diversas atrações internacionais, os presentes nas arquibancadas terão que se atentar com o estilo e trajes típicos do país islâmico, bem diferentes do vestuário e padrões ocidentais.

Conheça os trajes típicos do povo do Qatar

Para a consultora e empreendedora de moda Noelia Schultz, idealizadora e diretora criativa do canal SAY MY NAME!, o Qatar destaca a religiosidade como fator decisivo à seleção e montagem do guarda-roupa do povo catarense. As burcas são trajes típicos às mulheres, enquanto os homens desfilam seus dishdasha, uma espécie de túnica.

"As vestimentas mostram o respeito das pessoas à religião. O evento contará com a presença de turistas de diversas localidades do mundo, mas não terão a obrigatoriedade de seguirem as regras culturais do país. É importante uma atenção do público para evitar constrangimentos e ofensas a cultura do Qatar", explica a consultora ao Purebreak.

Entenda o significado do Hijab

No mundo islâmico, o hijab é sinônimo para "roupa que tape o corpo" e é uma lei islâmica que norteia como as mulheres devem cobrir o corpo, sem que haja uma regra por escrito. Em alguns países, o uso da peça é lei imposta por medo ou política, de maneira mais severa ou mais branda, dependendo da interpretação dos homens de poder.

"Peças como shorts curtos, camisas regatas ou abertas, minissaias, decotes e chinelos não são permitidos. Tanto para homens quanto para mulheres recomendo a utilização de calças com tecidos leves, chapéus, camisas t-shirt e bermudas pela altura dos joelhos para composição do look apropriado para qualquer tipo de ocasião no país", destaca. "Em virtude do forte calor, as peças confeccionadas em tecidos leves ou linho e algodão, são as mais indicadas. Na cartela de cores, as opções claras são ideais," finaliza.

sobre
o mesmo tema