Por Thais Marques
A novela "Império" está sendo reprisada na Globo, revivendo personagens marcantes da teledramaturgia. A produção, que foi até premiada, trouxe um elenco de peso, incluindo Alexandre Nero (Zé Alfredo) e Lílian Cabral (Maria Marta). A personagem de Leandra Leal também não fica de fora. Cristina movimenta a trama com revelações e momentos épicos que você vai relembrar aqui com o Purebreak.

Se você é noveleiro, deve estar adorando acompanhar a Globo este ano. A emissora finalizou os capítulos de "Amor de Mãe" com sucesso inegável, mesmo após uma pausa de quase um ano por causa da pandemia, e partiu logo para a reprise de um outro campeão de audiência: a novela "Império". A produção foi tão boa, que levou diversos prêmios brasileiros e ainda venceu na categoria de Melhor Novela do 43º Emmy Internacional. Mas é claro, né? Com um elenco desses, não podia ser diferente. Cristina (Leandra Leal), por exemplo, é uma das figuras mais importantes nessa história. Ainda temos Alexandre Nero como Zé Alfredo, Lílian Cabral interpretando Maria Marta - esposa do Comendador - e Caio Blat no papel de Zé Pedro, o filho do protagonista e um dos vilões da trama.

Sabendo que muita gente ainda não consegue se recordar sobre tudo que rolou em "Império", resolvemos trazer alguns spoilers surpreendentes que envolveram a doce Cristina e deram o que falar.

1. Cristina realmente é filha de Zé Alfredo

"Império": Cristina é filha de José Alfredo
"Império": Cristina é filha de José Alfredo

Incentivada pela tia Cora (Marjorie Estiano/Drica Moraes), Cristina resolve procurar Zé Alfredo para confirmar se o romance entre ele e sua mãe Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli) realmente aconteceu e resultou em seu nascimento. A suposta filha bastarda entra em diversas confusões por isso. Primeiro, Maria Marta oferece dinheiro para que, caso a paternidade seja comprovada, Cristina suma dos arredores da família. A garota acaba aceitando a oferta, mas sua tia começa a armar por trás dela.

Com a ajuda de Magnólia (Zezé Polessa) e Severo (Tato Gabus Mendes), Cora faz o falso teste de paternidade utilizando os fios de cabelo de Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa) - amante do milionário - e do pai. Ela mantém contato com o blogueiro de fofocas Téo Pereira (Paulo Betti), que publica o resultado na internet e dá o que falar.

Quando descobrem sobre a notícia, o milionário e Cristina estão juntos e percebem a armação da vilã. Eles decidem resolver logo a dúvida e finalmente realizam um teste de DNA. Com o resultado em mãos, José Alfredo o rasga e diz que cuidará da menina independentemente da verdade. Tempos depois, o nordestino revela que leu o documento antes de rasgá-lo e que Cristina realmente é sua filha.

2. Cristina assume a Império Joias enquanto o pai se finge de morto

"Império": Cristina assume a Império Joias enquanto José Alfredo finge estar morto
"Império": Cristina assume a Império Joias enquanto José Alfredo finge estar morto

A nova integrante da família de José Alfredo vira executiva da Império Joias e fiscaliza as atividades dos outros três filhos do milionário: José Pedro, Maria Clara (Andreia Horta) e João Lucas (Daniel Rocha). Mas ela não para por aí! Antes de forjar sua morte para salvar a fortuna que conquistou, o Comendador faz uma procuração declarando que Cristina será sua sucessora na empresa, caso algo aconteça com ele. A garota assume, então, os negócios da família enquanto o pai finge estar morto e causa maior rebuliço na família, que antes mesmo de Cristina aparecer já entrava em brigas pela herança do pai.

No momento da confissão para a filha, José Alfredo justifica a escolha: "Se nesses anos todos aqui nenhum deles se provou a minha altura, você quer que aconteça um milagre? Eles querem o poder pelo poder, mas nem eles, nem a Marta têm a capacidade, o feeling, a intuição, o caráter, a força, enfim, tudo isso que já noto existir em você. Que por mais que seja inexperiente, tem o dom mais importante para essa tarefa que estou lhe incumbindo: o carisma! A autenticidade de um líder".

3. Maria Clara começa a namorar Vicente, ex de Cristina

"Império": Maria Clara (Andreia Horta) começa a namorar ex da irmã
"Império": Maria Clara (Andreia Horta) começa a namorar ex da irmã

Depois de ser deixada no altar por Enrico (Joaquim Lopes), Maria Clara vai se envolver em um romance com Vicente (Rafael Cardoso), que é a paixão de Cristina desde sua infância. Quando a personagem ainda é noiva de Fernando (Erom Cordeiro), já rolam uns beijos e Cris chega a namorar o cozinheiro por um tempo. Clara, além de assumir um relacionamento sério em público com o ex da irmã, ainda investe em provocações para despertar o ciúme da garota. Isso acontece porque Maria Clara fica furiosa após a entrada de Cristina na empresa. A filha bastarda passa a controlar os gastos e fiscalizar as notas de compra e venda dos diamantes. A investigação começa logo no setor de designer, onde Clara trabalha.

4. Maria Clara troca de lugar com Cristina no dia do seu casamento com Vicente

"Império": Cristina troca de lugar com Maria Clara e se casa com Vicente
"Império": Cristina troca de lugar com Maria Clara e se casa com Vicente

A história das irmãs envolvidas no triângulo amoroso rende ainda mais momentos marcantes. Maria Clara prepara uma linda cerimônia de casamento com Vicente, mas no dia resolve colocar a irmã em seu lugar. É isso mesmo! A decisão acontece enquanto as duas estão na suíte de Clara se arrumando para o casamento. Cristina, que é convidada a ser madrinha dos pombinhos, se revolta depois que Maria Clara a provoca: "Você também não acha o Vicente o máximo?", pergunta a designer. A partir daí, elas trocam insultos, Cris rasga o vestido da irmã e as irmãs ainda caem nos tapas.

Ao perceberem a situação absurda, elas se acalmam e começam a conversar. Clara insiste em dizer que Cristina não queria vê-la com Vicente, mas a administradora explica que se a irmã realmente o ama, não há problema. "Eu não sei! Você sabe?", responde a designer. Cris confirma seu amor pelo noivo da irmã e Maria Clara se conforma com a ideia de que Vicente gosta mesmo é da administradora. A designer liga para a costureira para ajeitar o vestido de noiva para a irmã usar e Cristina se casa com Vicente no mesmo dia. Ou seja, no final de tudo as duas acabam se tornando amigas.

5. Cristina é sequestrada pelo irmão José Pedro

"Império": Cristina é sequestrada pelo irmão José Pedro
"Império": Cristina é sequestrada pelo irmão José Pedro

A coitada sofre nas mãos da família! Cristina é sequestrada pelo irmão José Pedro, que pede uma fortuna para o pai em troca da soltura da irmã. Nos capítulos finais de "Império", a identidade do inimigo de José Alfredo é revelada e ao descobrir que Fabrício Melgaço é Zé Pedro, o milionário tenta matar o próprio filho. Antes disso, o Comendador ainda vai a Petrópolis e recupera o dinheiro que lhe foi roubado do banco em Genebra. Sabendo da grana reconquistada, o personagem de Caio Blat não hesita em capturar a irmã para botar as mãos na fortuna.

A cena do resgate de Cristina rende o momento mais marcante da novela. José Alfredo vai até o esconderijo e tenta salvar a filha, mas tem que enfrentar os aliados de Zé Pedro. Silviano (Othon Bastos) e o filho Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) acabam morrendo, restando o embate direto entre José Pedro e o pai. O ambicioso vilão está decidido a acabar com a vida de Zé Alfredo e grita: "Regicida! Eu sou o homem que vai matar o rei!". Cristina controla um guindaste e deixa o maluco desacordado, mas ele aproveita um momento de distração, pega a arma e atira contra o próprio pai. O Comendador morre, mas ainda aparece na última cena da novela, deixando a dúvida sobre sua vida no ar!

Bateu animação para acompanhar a novela e todas suas reviravoltas? Criada por Aguinaldo Silva, a trama foi exibida entre julho de 2014 e março de 2015. A reprise de "Império" acontece de segunda a sábado, após o Jornal Nacional, na Rede Globo.

Império
5 motivos para odiar José Alfredo em "Império"
"Império": 7 fatos do final da novela
8 personagens que morrem na novela "Império"
7 acontecimentos bizarros da novela "Império"
ver todas as notícias de Império Ver + matérias
sobre
o mesmo tema