Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
Anitta, Juliette, Manu Gavassi, Luísa Sonza e mais famosos brasileiros se reuniram em vídeo pela democracia. As celebridades leram nova carta aos brasileiros, em defesa do Estado Democrático de Direito. Divulgado na última quarta-feira (10), o vídeo já chega a 40 mil visualizações. Veja a carta completa e mais sobre os artistas que estão se envolvendo politicamente, em ano de eleição.

Na última quarta-feira (10), um grupo com mais de 40 artistas brasileiros se juntaram para ler o manifesto chamado de "Nova Carta aos Brasileiros", inspirada em documento redigido em 1977 por Goffredo da Silva Telles Jr, contra o Regime Militar, que foi estabelecido no Brasil de 1964 até 1985.

Nomes como Anitta, Juliette, Luísa Sonza e Manu Gavassi se dividiram na leitura, que fala sobre o respeito ao Estado Democrático de Direito, nas vésperas das eleições presidenciais, que acontecem em 2 de outubro. O atual presidente, Jair Bolsonaro, já demonstrou pouco apreço pela democracia e segue a questionar as urnas eletrônicas.

Confira o vídeo oficial e alguns trechos da carta.

Famosos se reúnem em defesa da democracia

O mês de agosto é importante para a Democracia brasileira. Além da versão original da carta, publicada na década de 70, também houve a criação dos cursos jurídicos no Brasil, a partir de decreto da família real no século XIX. Alunos e professoras da USP também se reuniram em 11 de agosto em 1977, para celebrar o aniversário do curso de Direito e também intensificar os protestos como democracia.

Em 2022, muitas passeatas estão marcadas para sair pelas capitais do Brasil, a fim de defender os princípios democráticos, ainda tão recentes na história. Em parte do vídeo, algumas das celebridades falam sobre isso: "O Brasil superou a Ditadura Militar. A Assembleia Nacional Constituinte resgatou a legitimidade de nossas instituições restabelecendo o Estado Democrático de Direito, com prevalência do respeito aos direitos fundamentais".

Veja o vídeo completo:

Além dos marcos políticos de agosto e da aproximação da eleição, vale lembrar que em 7 de setembro comemoramos 200 anos da Independência do Brasil. É uma data conhecida por manifestações conservadoras e até mesmo discursos anti-democráticos. Em 2021, o próprio Bolsonaro fez discurso em que ameaçava outros órgãos de poder.

Anitta e Manu Gavassi declaram voto em Lula

Duas estrelas que vêm mostrando cada vez mais o seu posicionamento político são Anitta e Manu Gavassi. A cantora e ex-"BBB" chegou a ser processada por membros do MBL ao mostrar uma estrela - símbolo do PT, partido de Lula - em telão durante show.

Já Anitta fez questão de trazer o tema político à tona durante sua participação no PodDelas na última segunda-feira (8). A voz de "Envolver" colocou um áudio do candidato à presidência pelo PT e chegou a convidá-lo para participar do podcast em outro momento.

sobre
o mesmo tema