Por Beatriz Vianna
Veja algumas coisas que você pode fazer para ajudar aquele seu amigo(a) que tem Depressão
Veja algumas coisas que você pode fazer para ajudar aquele seu amigo(a) que tem Depressão
Depressão é coisa séria, embora para muitas pessoas ainda seja considerado algo passageiro e não, de fato, uma doença. Sabe aquele amigo que sempre desmarca algo contigo por não estar se sentindo bem? Ou que num dia tá muito falante e no outro calado? Pois bem, ele(a) pode apresentar um quadro depressivo. Por isso, listamos aqui algumas formas de ajudar.

Sabemos que é chato quando você marca alguma coisa com alguém e a pessoa tá sempre desmarcando. Ou quando num dia seu amigo tá super falante, risonho, e no outro nem te procura. Fique alerta! Seu amigo(a) pode estar apresentando um quadro de Depressão. Embora banalizada por muitos, Depressão é coisa séria e não poupa ninguém! Várias celebridades, por exemplo, já relataram ter passado pela experiência. Mas você também pode ajudar, viu?! Preparamos aqui uma lista do que fazer para melhorar, pelo menos o dia, do seu amigo(a).

Não desista de marcar os rolês

Pode ter certeza que seu amigo(a) não está furando contigo porque quer. Depressão não tem receita. Num dia você tá ótimo e no outro não consegue sair da cama. O problema não é você.

Image result for gimme your phone gifs

Deixe-o confortável para falar

É raro que eles(as) sintam vontade para falar do que estão sentindo. Até porque, muitas vezes, não conseguem definir muito bem. Procure deixá-lo(a) confortável perto de você. Ele(a) tem que saber que pode contar com você nos outros dias também.

Image result for burro shrek gifs talking

Não pressione

Nada de pressionar, ok?! Sabemos que às vezes a gente força porque quer uma explicação, mas esse é um momento super delicado. Se mostre paciente e aberto sempre que possível.

Image result for blair e serena gifs

Faça planos

Faça uma listinha de coisas que vocês podem fazer juntos, mesmo que não vão cumprir. Desde de ir ao cinema ver o "Vingadores: Ultimato" até mesmo viajar o mundo.

Image result for hermione ron e harry gifs

Vá até ele(a)

Claro, se ele(a) permitir. Se seu amigo(a) não quiser sair de casa, ou até mesmo da cama, vá até ele(a), proponha uma maratona de filmes e séries ou só mesmo coloquem o papo em dia.

Image result for ted e robin christmas gifs

Aconselhe-o(a) a procurar tratamento

Mesmo com a sua ajuda e da família, procurar tratamento é essencial. Lembre-se: Depressão é uma doença e, assim como todas as outras, deve ser acompanhada por um especialista.

Image result for grey e sandra oh gifs

sobre
o mesmo tema