Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Nesta sexta-feira (27), comemoramos o Dia do Psicólogo. Esse profissional, tão relevante e importante para a sociedade, pode ter várias atuações para além de terapeuta. Separamos aqui as 13 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia para que você possa conhecer mais sobre essa área complexa e diversa. Veja a seguir.

No Brasil, comemoramos o Dia do Psicólogo nesta sexta-feira (27). A data foi definida para comemorar o dia em que a profissão foi regularizada no país, com a sanção da lei em 1962. 59 anos depois, estamos falando cada vez mais sobre a importância de contar com o apoio de um psicólogo e por que precisamos priorizar a saúde mental. Mas engana-se quem pensa que quem se forma em Psicologia pode apenas trabalhar como terapeuta clínico.

Assim como tantas outras áreas, a psicologia é ampla e tem vários caminhos possíveis. O Conselho Federal reconhece 13 especialidades para os profissionais. Vamos falar um pouco mais sobre elas e a importância de cada uma para a sociedade. Confira!

Pray TV de Televandalist

Psicologia Escolar e Educacional

Como o próprio nome sugere, esse profissional irá trabalhar em escolas e instituições educacionais. Porém, pode exercer diversas funções - desde auxiliar o corpo docente no relacionamento com os pares e os estudantes, até opinar sobre a grade curricular e, claro, ajudar alunos na hora de escolher a profissão, com testes e conversas direcionadas.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Muitas vezes atuando na área de Recursos Humanos (RH) das empresas, esse psicólogo vai ajudar no desenvolvimento da instituição, pensando em ações, acompanhando o desenvolvimento dos funcionários, auxiliando na seleção de novos profissionais, além de planejar intervenções que focam na saúde do trabalhador.

Psicologia de Trânsito

O psicólogo especializado em trânsito pode ajudar a bolar ações operacionais para a segurança de motoristas e ser responsável por estratégias de conscientização para todos - incluindo também pedestres, ciclistas, condutores etc. Também é esse profissional que irá fazer avaliações durante a formação do condutor, analisando se a pessoa está apta a tirar a carteira de motorista.

Dia do Psicólogo: o profissional pode atuar até mesmo na área jurídica
Dia do Psicólogo: o profissional pode atuar até mesmo na área jurídica

Psicologia Jurídica

Como o nome sugere, o profissional trabalha na Justiça. Seja para planejar políticas de cidadania e conscientização - como prevenção da violência doméstica, por exemplo - ou orientar profissionais do direito e indivíduos que estão envolvidos no processo. Também ajudam na formulação, revisão e interpretação de leis.

Psicologia do Esporte

Não é novidade para ninguém que atletas precisam manter a saúde mental para alcançar altos rendimentos. Por isso mesmo, um time de psicólogos atua auxiliando tanto os próprios esportistas profissionais, quanto a comissão técnica que os acompanha.

Psicomotricidade

Psicólogos com essa especialização estudam sobre a relação do ser humano com o movimento. Trabalham no desenvolvimento da coordenação e auxiliam na reabilitação de pacientes, sempre inteirados nas inovações do estudo da terapia psicomotora.

A psicologia trabalha com comportamentos, emoções, grupos sociais, corpo...
A psicologia trabalha com comportamentos, emoções, grupos sociais, corpo...

Psicologia em Saúde

Atuam em grupos multidisciplinares no campo da saúde, ajudando a promover debate e a pensar em ações para garantir o bem estar de grupos sociais, famílias e indivíduos. Também podem trabalhar com pesquisa e na fiscalização e avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Psicopedagogia

Psicólogos dessa especialização vão investigar e estudar processos de aprendizagem por um viés acadêmico. São pesquisadores que buscam entender os processos cognitivos, emocionais e motivacionais da cultura e dos diferentes grupos sociais.

Psicologia Clínica

A psicologia clínica é uma das especializações mais conhecidas. Esses profissionais vão auxiliar no dia a dia dos indivíduos, potencializando a qualidade de vida. Dentro da clínica, existem diferentes vertentes que o psicólogo pode seguir, diferenciando sua atuação com o paciente.

Existem psicólogos que trabalham em hospitais, auxiliando pacientes e famílias
Existem psicólogos que trabalham em hospitais, auxiliando pacientes e famílias

Psicologia Hospitalar

O profissional trabalha em hospitais, buscando aprimorar o tratamento e auxiliar o paciente, seus familiares e funcionários responsáveis por ele. Garantir a saúde mental de pessoas hospitalizadas é muito importante e a atuação com parentes pode ajudar até no momento após a alta do paciente.

Psicologia Social

Esse psicólogo pode trabalhar em diferentes espaços, como instituições de saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, segurança, assistência social etc. O foco é propor ações e movimentos relacionados a diversos grupos sociais - étnico-raciais, religiosos, de gênero, orientação sexual, classes entre outros.

Neuropsicologia

A especialização em neuropsicologia exige uma prática clínica. O profissional vai atuar no diagnóstico, acompanhamento e tratamento de diferentes transtornos ou comportamentos relacionados ao funcionamento cerebral. Para isso, é preciso estudar a fundo conceitos da neurociência.

Avaliação Psicológica

O profissional se propõe a avaliar indivíduos e comportamentos, seja de ordem cognitiva, social ou afetiva. O psicólogo dessa área pode trabalhar em conjunto a sistemas legais, grupo de psiquiatras, instituições governamentais etc.

sobre
o mesmo tema