Por Beatriz Vianna
Primeiro estágio? Veja algumas dicas que podem te ajudar a montar um bom currículo
Primeiro estágio? Veja algumas dicas que podem te ajudar a montar um bom currículo
Está buscando o primeiro estágio? Antes de mais nada, saiba que um bom currículo pode te ajudar a garantir a vaga. Se você não tem experiências anteriores no mercado, não há problema, viu?! Existem outras coisas que podem te ajudar a melhorar o perfil para as empresas. O Purebreak separou algumas dicas. Confira!

"Não tenho nada para colocar no meu currículo!". Se você quer começar ou já está tentando arrumar o primeiro estágio, provavelmente já deve ter dito essa frase, né?! Então calma! Pode parecer que não, mas sempre há o que colocar no seu currículo para chamar atenção das empresas, mesmo você tendo zero experiências profissionais no mercado. O Purebreak separou algumas dicas que podem te ajudar a dar o primeiro passo na carreira. Vamos lá?

Writing GIFs | Tenor

1. Onde montar o currículo?

First things first! Se você não quiser montar o seu currículo manualmente em um simples documento do Word, pode optar pelos modelos prontos que a ferramenta oferece.

Quer algo mais atraente? Há sites que dão conta do recado e você não precisa ser nenhum mestre do Design para conseguir fazer algo bonito - a não ser que essa seja a sua área de atuação, ok?! Neste caso, capriche (e muito). Canva, Easel.ly, CV Maker são algumas opções.

Hmm GIFs | Tenor

Importante: é fato que existem áreas onde currículos mais caprichados são super bem-vindos. Preste muita atenção também no perfil da empresa que você quer estagiar. Ela é mais descolada ou mais séria? Qual tipo de conteúdo que ela faz? E quanto a área que você pretende atuar? Te exige uma apresentação mais formal ou não?

2. Como preencher o currículo?

Separe os lugares adequados para colocar cada compilado de informações de maneira objetiva e organizada. Não deixe de inserir dados pessoais básicos como:

- Nome

- Idade/data de nascimento

- De onde você é

- Contato; email, telefone(s), redes sociais (opcional).

- Foto (dependendo da formalidade da área, você também pode incluir uma foto sua)

Inclua também qual é o seu objetivo e a sua formação acadêmica, indicando o curso que você faz, data de início e previsão de término.

Ryan The Office GIFs | Tenor

Essas são as informações principais que não podem faltar no seu currículo. Mas aconselhamos, mais uma vez, que você preste atenção no perfil da empresa e/ou da vaga que você gostaria de se candidatar para saber quais outras informações precisam.

Não tem experiências profissionais anteriores para colocar?

Aproveite para listar todos os cursos que você já fez. Isso vale para cursos de línguas estrangeiras e outros que você já tenha feito (Ex.: Informática, Excel, Fotografia etc). É importante que as empresas saibam quais são as suas maiores qualificações e também as suas habilidades! Portanto, não deixe de listá-las!

hermione granger gifs Page 4 | WiffleGif

Sabe aqueles workshops, oficinas e projetos voluntários que você já fez dentro e/ou fora da universidade? Coloque também!

Uma dica: separe todos estes itens por categorias para não ficar desarrumado!

3. O que escrever no "objetivo" do currículo?

Essa é uma das maiores dúvidas, né?! Como o próprio nome diz, seja objetivo. Neste espaço você deve colocar a área que você procura estagiar. Está procurando um estágio no setor de Marketing? Então escreva isso!

Good Idea GIFs | Tenor

Seja sucinto, nada de muito floreios, e sinta-se à vontade para modificar este espaço de acordo com a vaga.

4. O currículo está pronto. E agora?

Agora que você já tem o currículo montado, mãos à obra! Você pode buscar por sites de vagas de estágio/emprego e pesquisar o que está disponível no momento. Não esqueça de ativar as notificações para receber tudo via e-mail ou SMS. Muitos oferecem essas opções.

Beyonce GIFs | Tenor

Use as redes sociais a seu favor!

Há muitos grupos de vagas no Facebook. O LinkedIn também pode te ajudar nessa busca, uma vez que é uma rede social própria para esse tipo de interação. Se você tem dúvidas de como usar, confira essas dicas!

Crie um email profissional!

Quando for enviar seu currículo via e-mail, atente-se ao seu endereço. As empresas não querem saber se você é "100% gatinha" ou fã de RBD, ok?! Procure criar um endereço de email mais profissional nesse sentido.

Ah! É sempre aconselhável escrever algo no corpo do texto ao invés de só anexar o documento. Não precisa ser um textão, mas algo que deixe claro para o recrutador quem é você e o que você quer.

Hiding GIFs | Tenor

Por fim, não precisa se apavorar na hora da entrevista! Listamos 10 dicas aqui!

O Diabo Veste Prada: referência no mundo fashion

sobre
o mesmo tema