Ana Serra Editora-Chefe
No Purebreak desde 2013 - quando tudo era mato! Ariana, com ascendente em Sagitário, é perfeccionista, criativa e ama inovar com o time.
Chega um momento da vida que, se for possível, nós precisamos ajudar ao próximo. Seja com uma ação de caridade, seja fazendo um trabalho voluntário ou até mesmo doando sangue. Estamos em um momento de pandemia e precisamos cada vez mais de atitudes assim. Por isso, criamos este teste para descobrir se você tá bem na fita quando o assunto é doação de sangue. Vamos lá?

Você já doou sangue ou conhece alguém que doou? Se sim, provavelmente tá por dentro das informações e requisitos para fazer isso, mas talvez precise de uma atualização sobre como tá essa situação agora durante a pandemia da COVID-19. Se não, estamos aqui pra te ajudar a saber de tudo que precisa pra ajudar o próximo nesse momento tão difícil.

Mas, antes de esclarecer essas infos, que tal testar exatamente o que você conhece nesse quiz que preparamos especialmente pra te ajudar nessa missão linda?

Entenda como doar sangue na quarentena

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente, o que está de acordo com os padrões estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mas ainda precisa melhorar. Com o isolamento social, que se tornou necessário para o combate ao novo Coronavírus, os bancos de sangue de todo o país foram afetados, com uma queda bem grande nos números de doadores.

Mas sabia que você pode doar sangue nesse momento? Nos hemocentros de todo o país, os candidatos podem se higienizar com álcool em gel e o distanciamento social também está sendo respeitado nas recepções. Além disso, a opção de agendar a coleta na sua própria casa também é possível, para não arriscar se expôr.

Para saber os locais nas imediações onde você pode fazer sua doação, a ferramenta Doações de Sangue no Facebook te mostra hemocentros que estão solicitando doadores. E, se sua idade estiver entre 18 e 65 anos, você ainda pode se cadastrar aqui e receber informações sobre isso no seu próprio feed da rede social.

O site Minha Vida também está fazendo uma campanha para conscientização da população nesse assunto tão importante. Durante todo mês de junho, eles estão promovendo ações através da hashtag #SanguedomeuSangue e, dia 16, às 19h, acontecerá uma live sobre "Como e por que doar sangue durante a pandemia?", no Facebook e no Youtube do site, onde você poderá se tornar um expert sobre isso e incentivar as pessoas ao seu redor a tomar essa atitude tão empática e de amor ao próximo.

sobre
o mesmo tema