Por Clarissa Alves
Emoji de uma pessoa chorando de rir é a palavra mais popular do ano, segundo o dicionário Oxford
Emoji de uma pessoa chorando de rir é a palavra mais popular do ano, segundo o dicionário Oxford
As carinhas estão cada vez mais importantes nesta Era digital.

Quem diria que os emojis poderiam ser considerados palavras um dia? Eles dão uma dinâmica especial às nossas conversas, claro. Mas, provavelmente, ninguém imaginava que essa forma de se expressar tinha tanto potencial a ponto de ser reconhecida pelo tradicional dicionário Oxford. A carinha de uma pessoa chorando de rir foi eleita a palavra mais popular de 2015.

Esta é a primeira vez na história que a ideia transmitida por uma imagem é reconhecida oficialmente como um vocábulo. E não somente uma expressão muito usada, como foi com o coração. Com a popularização da internet, das redes sociais e, principalmente, da tecnologia móvel dos smartphones, os emoticons já fazem parte da nossa vida como se fosse algo natural. Eles já existem desde a época dos finados ICQ, MSN Messenger. Mas este ano de 2015 foi quando demonstraram sua verdadeira força. Ao menos nos países de língua inglesa, que é o padrão do dicionário Oxford.

O emoji de quem está soltando lágrimas de alegria venceu outras palavras que são, de fato, escritas com letras. A pesquisa identificou finalistas como: "refugiado", "dark web", "economia compartilhada" e "lumbersexual". Engraçado saber que estão falando tanto essas coisas pela internet, não é? No passado, foi a palavra "selfie" que ganhou esse posto. Qual será a expressão que vai pegar no próximo ano?

sobre
o mesmo tema