Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Você é do time que sempre assalta a geladeira para fazer um lanchinho de madrugada? De acordo com pesquisadores, esse hábito não é nada recomendado.

Se há algo que distingue os hábitos alimentares dos espanhóis dos de outros países mediterrâneos, é o horário das refeições. Mas talvez se tenha algo a ganhar ao antecipar a ingestão de calorias, ou pelo menos esse é o resultado de dois estudos recentes.

Faça experiências com alimentos

Há muito tempo, os especialistas observam que fazer lanches ou até mesmo jantar pouco antes de dormir está associado a níveis mais altos de sobrepeso e obesidade. Dois estudos publicados recentemente na revista Cell Metabolism investigaram por que isso acontece. "Estudos anteriores (...) mostraram que refeições tardias estão associadas a um risco maior de obesidade, gordura corporal e incapacidade de perder peso. Queríamos entender o motivo", explicou Frank Scheer, professor da Harvard Medical School e coautor de um dos estudos, em um comunicado à imprensa.

Ambas as equipes apontam para a mesma direção: o segredo é a fome que sentimos. O primeiro estudo envolveu 30 participantes em dietas controladas, idênticas em valor calórico, mas variando em tempo (uma dieta "carregada" de manhã e a outra "carregada" à tarde). Embora não tenha havido variação na perda de peso entre os dois grupos, o grupo que consumiu mais calorias no jantar e menos pela manhã foi o que mais sentiu fome.

Principais variáveis nos estudos

A saciedade e a fome são reguladas por dois hormônios, a leptina e a grelina, respectivamente. O segundo estudo, do qual Scheer participou, pegou um grupo de 16 pacientes e analisou o efeito dos horários de alimentação com base nos horários de sono dos pacientes. Entre outras variáveis, eles estudaram a presença desses hormônios no sangue dos participantes. Em vez de mudar o equilíbrio calórico das refeições, o que essa equipe alterou foi o horário das refeições. Os participantes tinham os mesmos cardápios para as três refeições do dia, com quatro horas de intervalo.

Além dos níveis de leptina e grelina, os pesquisadores analisaram o consumo de energia de cada participante por meio de calorimetria indireta, uma técnica baseada no estudo do oxigênio que cada corpo consome e do dióxido de carbono que produz. Os pesquisadores também analisaram o tecido adiposo de alguns dos participantes para estudar as variações no tecido adiposo.

Refeições no laboratório

Um dos problemas enfrentados pelos pesquisadores de nutrição é a extrema variabilidade de nossas dietas. Os nutrientes que consumimos dependem dos produtos que comemos, do tamanho da porção e do processamento. O experimento de Scheer é de "laboratório", não porque tenha sido realizado estritamente em um laboratório, mas porque os pesquisadores criaram um ambiente controlado: todos os participantes comeram a mesma comida. Como os horários das refeições foram definidos em relação aos horários de sono, o sono também foi um fator que os pesquisadores tiveram de controlar.

Quais são os efeitos mensuráveis?

Os resultados do experimento confirmaram diferenças nos níveis de grelina e, principalmente, de leptina entre os dois grupos, o que explica o aumento da sensação de fome descrito no outro estudo. Além da fome, ao analisar a ingestão de energia, os pesquisadores descobriram que os participantes do grupo de alimentação retardada queimavam calorias em uma taxa menor. Além disso, o estudo dos tecidos adiposos também mostrou uma tendência maior de acúmulo de gordura nesse grupo.

Boa dieta, maus hábitos?

Costumes e hábitos não surgem do nada e, embora seja verdade que na Espanha as pessoas almoçam e jantam mais tarde do que o normal, os jantares tendem a ser mais leves. Não se pode concluir, portanto, que o almoço e o jantar tardios são sempre escolhas ruins, mas é possível ganhar em saúde antecipando algumas refeições do dia. Além de evitar o temido assalto à geladeira tarde da noite, é claro.

sobre
o mesmo tema