Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Vários dos cursos muito procurados pelos estudantes oferecem pouca oportunidade de emprego. Enquanto isso, existe um curso bem desconhecido que a taxa de empregabilidade é quasse 100%.

Embora alguns estudantes já tenham uma ideia clara da faculdade que querem fazer (seja por vocação ou conhecimento do setor), na maioria das vezes essa decisão está sujeita às oportunidades de carreira que o curso oferece. Há certos cursos (como medicina ou engenharia da computação) que têm um nível de empregabilidade muito maior do que outros (como artes plásticas ou jornalismo).

Entretanto, entre todos eles, há um curso que quase nunca é escolhido para estudar na universidade, mas cuja empregabilidade está próxima de 100%. A galinha dos ovos de ouro da engenharia que, devido à ignorância dos alunos, perde cada vez mais matrículas a cada ano, apesar de suas oportunidades de emprego: a engenharia agrícola.

Vamos aos fatos

Nos últimos anos, houve uma queda acentuada no número de matrículas nesse campo da engenharia na Espanha o que sugere que a mudança de geração não está ocorrendo. De acordo com dados da UPM, durante a década de 1990, houve um aumento no número de alunos em todos os campos da engenharia, incluindo a agronomia, que na época contava com cerca de 5.000 alunos. Em seguida, houve um aumento impulsionado pela abertura de novas universidades com esse curso. No entanto, desde 2005, esse número vem caindo, com a redução das matrículas em cursos de mestrado e bacharelado, e agora está em torno de 2.200 alunos, menos da metade do que era há três décadas.

Alta empregabilidade

Mas a realidade é que se trata de um setor que movimenta 110.000 milhões de euros por ano e não teve desemprego em nenhuma das crises. De acordo com Adolfo Peña, professor do Mestrado em Transformação Digital do Setor Agroalimentar e Florestal da Universidade de Córdoba (UCO), "há uma demanda muito alta, é uma carreira com 100% de empregabilidade". Como o professor destaca em artigo da EFE, nos últimos cinco anos houve uma mudança na mentalidade das empresas do setor, o que levou a um aumento na demanda por perfis técnicos para a área.

O campo precisa de engenheiros

Temos que levar em conta que nos encontramos em um contexto em que alimentar uma população crescente se tornou uma prioridade econômica. E o campo precisa de mais engenheiros para tomar decisões sobre a produção de alimentos, o desenvolvimento sustentável e o uso e gerenciamento racional dos recursos naturais. A seca é um grande problema atual e precisa de cabeças pensantes e soluções drásticas que somente esses engenheiros podem oferecer.

Por que isso acontece?

Um dos principais motivos é a falta de conhecimento. Os alunos geralmente não sabem o que esse trabalho envolve e o associam ao trabalho no campo, por isso acabam escolhendo outros cursos de engenharia. Como Rosario Haro destaca em artigo do El Español, vice-diretora de Organização Acadêmica da Escola de Engenharia Agrícola da UPM, a Engenharia Agrícola é "a grande desconhecida das biotecnologias" e ela acredita que "os estudantes não foram informados adequadamente sobre o que é o curso" e sua relevância.

Não é o que parece

Mas a verdade é que o mundo rural na Espanha está se modernizando aos trancos e barrancos, agora com o uso de drones e monitoramento por GPS de colheitas, plantas e secas. De fato, é um setor que se assemelha cada vez mais ao setor de telecomunicações, incorporando satélites, big data, aprendizado de máquina, agricultura de precisão e até mesmo modificação genética.

Um engenheiro agrônomo não se limita apenas ao estado das plantações ou da rede ambiental, mas também pode atuar como gerente de projetos de construção, planejamento do uso da terra, pesquisador de viabilidade ambiental ou como biotecnólogo e microbiologista. Esse é, sem dúvida, um caminho empolgante para os próximos tempos.

sobre
o mesmo tema