Muita gente já ouviu falar de algum amigo, conhecido ou até mesmo já fez intercâmbio, né? Os destinos mais comuns para aprender alguma língua, fazer um curso e até mesmo uma graduação ou pós-graduação. Destinos como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia são bem comuns, mas é claro que existem muitos outros países tão incríveis - ou mais - que você precisa levar em consideração na hora de escolher onde você irá passar os próximos meses ou semanas.
O Purebreak fez uma lista com 5 países inusitados que também podem ser o destino do seu intercâmbio.
África do Sul
A África do Sul é uma das opções mais incríveis dessa lista. Você consegue se imaginar morando num lugar com esses visuais? O país é um ótimo destino para participar de programas de voluntariado e obter experiências únicas. Rola até fazer um safári, visitar o Cabo da Boa Esperança e muito mais.
Mas para isso você precisa da documentação certa para estudante, que depende do período do curso. Não é necessário visto para entrar no país para aqueles que ficarão até três meses. Caso você queira ficar mais que isso é necessário ter o passaporte com validade de até um mês antes da data de retorno ao Brasil e pelo menos uma página em branco e levar consigo o CIV (Certificado Internacional de Vacinas) com uma toma da vacina contra febre amarela feito pelo menos 10 dias antes da data do embarque.
Coréia do Sul
Com a explosão do K-Pop, a Coréia do Sul entrou na rota de muita gente, tanto para turismo quanto para estudos, com intercâmbio ou de outras formas. O país pode não ser o mais inusitado da lista, mas o contraste entre a cultura oriental e ocidental já é algo que vale o investimento. Fora que aprender um pouco de coreano é um adicional e tanto para seu currículo.
Para entrar no país como estudante, você precisa de visto, que podem ser de dois tipos:
D-2 visa (Programa Educacional Regular): visto para quem cursar um bacharelado, mestrado, doutorado ou pesquisa científica em faculdades, universidades, escolas de pós-graduação e instituições de pesquisas acadêmicas;
D-4 visa (Treinamento Geral): visto para quem quer estudar coreano em escolas de idioma de uma universidade coreana; para quem quer cursar um instituto educacional qualificado que não seja um instituto acadêmico de pesquisa; para quem quer fazer um treinamento técnico em um instituto de pesquisa público ou nacional, instituto ou órgão de treinamento; e pessoas que receberem pagamento de institutos de pesquisa ou que tiverem qualificações do sistema de treinamento industrial.
Índia
Pode confessar que você nunca imaginou que a Índia fosse aparecer nessa lista. Pois é, o país pode ser o destino do seu intercâmbio se você quer ter uma experiência rica em diversão, enriquecedora e completamente nova. A diversidade do local é enorme e além de estudar, você terá a oportunidade de praticar meditação, yoga, culinária e mais.
Este site aqui explica o passo a passo de como tirar o visto
Costa Rica
Considerado um dos países mais prósperos da América Central, o país é uma ótima escolha na hora do intercâmbio. A Costa Rica é um lugar interessante para quem quer aprender espanhol sem gastar muito e poder conhecer alguns lugares paradisíacos.
Escola ou universidade: a universidade ou escola de inglês nos EUA, a escola te enviará um documento chamado formulário I-20, exigido para a solicitação do visto F-1.
Emirados Árabes
Os Emirados Árabes estão entrando no radar de alguns brasileiros que querem destinos novos para aprender inglês. Dubai é a mais popular e pode até não parecer, mas dá sim para aprender a língua no lugar, já que por lá passam diversos empresários do mundo todo.
Visto de Estudante: Para intercâmbio acima de 3 meses. Este é geralmente valido por 90 dias e pode ser estendido por mais 90 dias dentro do país, totalizando 180 dias / 6 meses. Com o visto de estudante o brasileiro tem permissão para trabalhar legalmente durante os estudos.