Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
A ideia de que a magreza está associada à beleza ainda está presente em muitos lugares do mundo, infelizmente. Apesar de isso estar longe de ser verdade, na Coreia do Sul a necessidade de emagrecer pode ser ainda mais agressiva. Separamos cinco momentos em que idols de K-pop sofreram com a pressão estética, tendo sua saúde e bem-estar prejudicados.

Assim como no Ocidente, celebridades do K-pop são constantemente pressionadas a terem um determinado padrão de beleza. Por isso, não é raro vermos idols que sofreram com autoestima e entraram em dietas radicais para emagrecer, seja por pressão do público ou da própria empresa.

Apesar da grande maioria deles serem magres, ainda há uma necessidade de vigiar seu peso e sua alimentação - o que está longe de ser saudável. Nessa busca pela magreza, muitos idols de K-pop prejudicam sua saúde. Por isso, vale lembrar que o importante é estar com os exames médicos em dia e, independente do peso e da aparência, estar saudável e feliz.

Separamos cinco exemplos de como essa cultura coreana pode ser agressiva com seus padrões de beleza inalcançáveis. A lição é simples: não é seu corpo, não comente!

Jimin, do BTS

Jimin, do BTS, admitiu ter feito dietas radicais para emagrecer, prejudicando sua saúde
Jimin, do BTS, admitiu ter feito dietas radicais para emagrecer, prejudicando sua saúde

Jimin faz parte de um dos maiores grupos do mundo, mas isso não impediu que padrões estéticos sem fundamento afetassem sua autoestima. O idol disse que há alguns anos entrou em uma dieta radical, longe de ser saudável, para perder peso. O seu corpo estava tão fragilizado, que ele chegou a desmaiar em ensaios. Com o apoio dos membros do BTS e dos fãs, Jimin parece estar com uma alimentação equilibrada, mais saudável e feliz.

Jihyo, do TWICE

Jihyo, do TWICE, emagreceu após receber comentários negativos sobre seu corpo
Jihyo, do TWICE, emagreceu após receber comentários negativos sobre seu corpo

Em um vídeo com momentos de Jihyo compilados, há uma parte em que a fotógrafa responsável por tirar fotos do grupo afirma que Jihyo "parecia gorda", como se fosse algo negativo. Não foi a primeira vez que alguém fez um comentário sobre o corpo de Jihyo, já que até mesmo alguns "fãs" falavam sobre ela ser "a maior" do grupo TWICE.

Wendy, Red Velvet

 

Wendy, do Red Velvet, foi muito pressionada a emagrecer por empresários
Wendy, do Red Velvet, foi muito pressionada a emagrecer por empresários

Todo o Red Velvet é constantemente alvo de comentários maldosos sobre seu corpo. Wendy é uma das maiores vítimas, sendo controlada até mesmo pelos empresários. Em um vídeo antigo conseguimos ver a menina reclamando que está sendo vigiada enquanto come um sorvete. A solista Taeyeon estava presente e parte em sua defesa: "comer o que ela quer durante um dia não deveria ser um problema", disse.

Chaeyeon, do DIA e ex-I.O.I

Muitos achavam que as coxas um pouco mais grossas de Chaeyeon eram um problema. Fala sério, né?
Muitos achavam que as coxas um pouco mais grossas de Chaeyeon eram um problema. Fala sério, né?

Comentários sobre as "coxas mais grossas" de Chaeyeon eram recorrentes e muitos fãs chegaram a fazer montagens em que a idol aparecia com as pernas mais finas. A agência chegou a recomendar que a menina perdesse peso, mas quando Chaeyeon emagreceu 16 quilos e desenvolveu anorexia, a empresa chamou atenção da idol porque seu rosto estava "muito fino". Ou seja, é impossível alcançar o padrão.

Kyla, ex-PRISTIN

Kyla é uma idol de K-pop que sofreu com a pressão estética desde nova
Kyla é uma idol de K-pop que sofreu com a pressão estética desde nova

Apesar de só ter 15 anos em seu debut, Kyla não foi poupada de julgamentos. Mesmo com o peso ideal para sua altura, muitas pessoas afirmavam que ela não tinha o "corpo de uma idol" - aparentemente conseguir dançar e cantar por horas não é suficiente. Nos shows, os fãs chegaram a ficar em silêncio em seu solo e fotógrafos às vezes viravam as câmeras para outras integrantes em coletivas.

sobre
o mesmo tema