Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Algumas coisas no mundo do K-Pop nem sempre foram como são agora. Antigamente, não existiam fanchants, lightsticks, dance practices e os idols nem tinham o costume de pintar o cabelo. Mas tudo tem um começo, né? Por isso viemos te contar quem foram os responsáveis por criar todos esses elementos que amamos e que fazer o estilo musical sul-coreano ser tão interessante.

O universo do K-Pop é cheio de suas particularidades e muita gente nunca viu antes artistas como os idols que tanto amamos. O gênero surgiu há muitos anos e se popularizou no final dos anos 90, mas a forma como conhecemos ele hoje, com elementos distintos, nem sempre foi assim.

Por isso, o Purebreak resolveu te contar quem inventou coisas como o lightstick, os fanchants, qual foi o primeiro grupo a fazer os famosos dance practices e quem foi o primeiro idol a começar a inovar nas cores de cabelo. Como diz o meme, eles precisaram andar para que as novas gerações pudessem correr. Veja quem criou estas coisas no K-Pop:

Lightsticks

Você sabe quem foi o responsável pela criação do famoso lightstick, aqueles bastões com luzes que fazem os shows de cada grupo ser único, já que cada um tem seu próprio design? Foi ninguém menos que G-Dragon, um dos integrantes do BIGBANG, da segunda geração do K-Pop. O sul-coreano resolveu criar algo para conseguir reconhecer seus fãs durante alguma premiação, então um do objetos mais famosos dessa cultura foi criado.

Dance Practice

Todos os fãs de K-Pop amam as coreografias dos grupos e a maioria corre para aprender todas e tem a ajuda dos famosos dance practices. Os vídeos em que os idols treinam são super famosos, já que algumas músicas não têm MV, mas podemos vê-los dançando bastante. Quem foi responsável por sua criação?

O SHINee foi o primeiro grupo a fazer a gravação do treino de sua coreografia, mas na mesma época alguns nomes como Super Junior, DBSK e BoA também fizeram vídeos no mesmo formato, deixando a criação do dance practice na mão dos grupos da segunda geração.

Fanchants

Pode parecer que os fanchants são uma criação de grupos da segunda geração para frente, mas não, a forma de cantar os nomes dos integrantes e algumas partes da letra da música está no mundo do K-Pop desde 1998. Nessa época, o grupo Fin.K.L fazia sucesso com "To My Boyfriend".

Logo em seguida, nomes como KARA investiram no estilo e agora é super comum vermos fãs gritando bastante nos shows e premiações.

Cabelos coloridos

Antigamente não era tão comum quanto hoje vermos idols com cabelos de diversas cores, eles costumavam usar loiro ou tons de vermelho e laranja, no máximo. Mas quem popularizou os cabelos coloridos mesmo, rosa, azul, amarelo e outros, foi G-Dragon - ele de novo -, idol conhecido por seu estilo único e por lançar tendência no mundo da moda. Rei, né?

Selca Day

O famoso dia em que os fãs de certos grupos escolhem para postar fotos parecidas com seus favs ficou conhecido como Selca Day. Quem criou o conceito foi o grupo Block B, lá em 2011, que foi quando os fãs postaram selfies (selcas em coreano romanizado) com a tag #bbcselcaday.

sobre
o mesmo tema