Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
7 Fotos
Veja as fotos!
LER é um termo usado para descrever os danos e as dores causados por movimentos repetitivos e uso excessivo. Ao Purebreak, a fisioterapeuta Walkyria Fernandes explica detalhes sobre essa síndrome que teve um aumento de 184% só no Brasil. "O grande segredo, hoje, é a prevenção e também melhorar as condições de saúde gerais", afirma. Veja 7 passos para prevenir seu corpo!

Ficar horas estudando na frente do computador e não se movimentar durante o dia pode causar um grave problema para você: LER. Chamada de Lesões por Esforços Repetitivos, a sigla não é propriamente uma doença, mas várias patologias que afetam músculos, nervos e tendões do corpo. Vem entender melhor sobre essa síndrome com a fisioterapeuta Walkyria Fernandes e veja quais são os passos para evitar essas indesejados traumas.

Dor Na Coluna GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Segundo o Ministério de Saúde, os anos de 2007 e 2016 tiveram um aumento de 184% de casos de LER/Dort no Brasil. Walkyria Fernandes aconselha profissionais a trabalharem com diagnósticos específicos, além da LER. "Prefiro avaliar o sistema musculoesquelético do paciente e dizer o que ele tem. Se é por exemplo uma tendinite, uma síndrome do túnel do carpo ou fibromialgia, cervicalgia, lombalgia, ou seja o que for", diz ao Purebreak.

Doenças provenientes da LER e depressão aumentam no Brasil

Além disso, um estudo do Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, publicado em 2018, alertou para o fato de os afastamentos por LER terem aumentado 184% no Brasil em 10 anos. As três maiores causas de afastamento do trabalho no Brasil são, na ordem: dor nas costas, doenças provenientes da LER e depressão.

Walkyria Fernandes explica que um paciente com LER pode ter muitos sintomas, pois pensa-se em todo um sistema musculoesquelético. "Ele pode ter dor, dormência, formigamento, sensação de facada ou agulhada, perder um pouco da força, sentir cansaço, então, por isso, é importante o diagnóstico da patologia e em que grau de comprometimento ela se encontra para o correto tratamento", observa.

A profissional da saúde ressalta: "O grande segredo, hoje, é a prevenção e também melhorar as condições de saúde gerais: alimentação, sono, se exercitar, controlar o estresse, não ter ansiedade ou depressão, beber bastante água, enfim, estar bem de saúde".

Pesquisa mostra que pessoas que bebem mais água são mais felizes. Entenda!  | Capricho

Estes 7 passos vão te ajudar a evitar lesões:

Se você está nesse minuto na mesa do computador fazendo aquele estudo ou na missão de mais um dia de trabalho, confira essas 7 dicas para se prevenir das indesejáveis lesões pelo esforço repetitivo.

1 - A cada 25 minutos de trabalho de digitação faça uma parada de 5 minutos
2 - A cada uma hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se
3 - Beba água várias vezes durante o dia;
4 - Preste atenção na postura de trabalho: ombros relaxados, pulsos retos, costas apoiadas no encosto da cadeira
5 – Cuidado para não usar cadeiras muito altas e que deixam os pés longe do chão
6 - Sua cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho, e seu encosto deve prover suporte integral para suas costas
7 - O monitor do computador deverá estar a uma distância mínima de 50 e máxima de 70 centímetros ou, de maneira prática, a uma distância equivalente ao comprimento de seu braço

sobre
o mesmo tema