Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
"Metrópolis" é um dos maiores clássicos da ficção científica e ganharia um remake produzido pela Apple TV+. Porém, o projeto foi oficialmente cancelado.

Poucos filmes são mais lendários no gênero de ficção científica do que "Metrópolis", de Fritz Lang, a distopia alemã visionária de 1927, cuja capacidade de prever e alertar sobre os terrores do futuro ainda é totalmente válida hoje. A desumanização, a criação artificial da vida, a assimilação pelo futuro hiperindustrial, tudo isso está em um filme que também é um marco no cinema por seus designs exuberantes, onde se destaca a icônica Maria, um dos primeiros robôs da história do cinema.

Remake de "Metrópolis"

Seu potencial e a natureza sugestiva de sua proposta eram perfeitamente atualizáveis, e assim pensou a Apple TV+, que contratou a UCP, de propriedade da Universal, para fazer um remake de alto orçamento em formato de série. O projeto seria liderado por Sam Esmail, criador de "Mr. Robot", em um projeto no qual ele estava profundamente envolvido. Ele estava trabalhando no projeto há mais de sete anos e seria o roteirista, diretor e produtor executivo da série de oito episódios.

Por que foi cancelado?

De acordo com o Deadline, as razões apresentadas para o cancelamento, segundo pessoas ligadas à UCP, foram "custos de desenvolvimento e incertezas relacionadas à greve dos roteiristas em andamento". A produção estava programada para começar neste verão. Antes disso, ela ficou paralisada por sete semanas devido a problemas com o design de efeitos especiais e o orçamento para cenários e outros aspectos da pré-produção.

A greve que interrompe tudo

Essa é uma das primeiras vezes em que uma greve de roteiristas levou não a um atraso na produção de uma série ou filme (algo que já está afetando estúdios como Disney ou Netflix), mas diretamente ao seu cancelamento. A UCP havia investido mais do que considerava razoável na série e sabia que essa greve (mais a ameaça de atores e diretores aderirem à greve e, com isso, paralisarem o setor) levaria o orçamento para além do que era sustentável.

Ironia do destino

Não é sem ironia que "Metropolis" trata do tema de como um grupo de trabalhadores explorados, liderados por uma figura feminina beatífica, une forças para enfrentar os patrões. Os malvados proprietários das fábricas e da tecnologia contra-atacam a pressão dos trabalhadores, distraindo-os com um plano que envolve o uso de tecnologia de ponta.

Apple TV+ e futurismo

A Apple TV+ está em uma trajetória muito interessante no que diz respeito às suas produções de ficção científica. "Foundation", embora não tenha sido recebida unanimemente de forma positiva, é uma adaptação ambiciosa da saga literária clássica de Isaac Asimov, e "Silo", um de seus últimos sucessos, também pertence ao gênero em seu ramo pós-apocalíptico. E essas não são suas únicas produções de ficção científica: "Invasion", "Separation", "See" ou "For a Better Tomorrow" também transformaram a plataforma em uma fonte interessante de histórias futuristas.

sobre
o mesmo tema