Por Renata Kurisu
7 Fotos
Veja as fotos!
Criada nos anos 90 por cantores do hip-hop, estilo de dança se tornou popular com o clipe de "We Can't Stop" da estrela teen americana. Mas você sabia que Beyoncé e Justin Timberlake já tinham cantando sobre isso antes?

Não é de hoje e nem por causa de Miley Cyrus que o twerk existe! Popularizado no mundo todo depois que a estrela teen apareceu dançando no clipe de "We Can's Stop" e também por causa da polêmica apresentação dela no VMA, ninguém mais parou de falar no estilo, que é famoso nos guetos americanos. Em 2013, muitos artistas usaram e abusaram da requebrada de bumbum, mas muita ainda não sabe de onde veio o twerk.

Vem conhecer mais sobre a dança que bombou em todos os lugares em 2013.

Twerk - O Início

Ninguém sabe dizer ao certo como, mas a palavra surgiu em meados dos anos 90 e gera dúvidas sobre como ela foi criada. Alguns dizem que twerk é uma mistura entra as palavras trick (truque/proeza) e work (trabalho), já para outros não passa da contração de footwork.

As primeiras menções a palavra são em músicas de rap quando o twerk era usado para explicar uma dança bem sexy que strippers faziam para conseguir gorjetas dos fregueses. Ao longo dos anos, o estilo vem sempre sendo utilizado em músicas de hip-hop, mas parece que a história mudou.

O BOOM do twerk

Todo ano algum cantor lança uma música com menção ao twerk, mas ninguém nunca se ligou, ou você se lembra de Beyoncé cantando sobre isso no clipe de "Check On It" em 2005, e Justin Timberlake com a frase "Let me see what you're twerking with" na música "Sexy Back" de 2006? Provável que não.

Com Miley popularizando a música em 2013 muitas pessoas começaram a correr atrás para lançar clipes com a dancinha da moda como a cantora Rihanna no clipe de "Pour It Up". Já o público começou a se ligar que outros artistas já tinham lançado vídeos com a dança este ano.

A cantora australiana Iggy Azalea lançou um clipe onde ela sensualiza com o twerk em um bar e aparece com suas dançarinas em um caminhão. Já Busta Rhymes convidou a rapper Nicki Minaj para cantar e dançar em "#TWERKIT" e a cantora - conhecida por ter um bumbum grande - não decepcionou.

Quem também surpreendeu foi o DJ e produtor Diplo com o seu projeto Major Lazer. O artista lançou a música "Bubble Butt" com várias parcerias, uma das versões com Bruno Mars e outra com os rappers coreanos G-Dragon e T.O.P. O que chamou atenção foi o clipe com meninas jogando na cara de Miley como que se dança o twerk de verdade e de maneira bem cômica.

Twerk da polêmica

A inglesa Lily Allen está de volta com o single "Hard Out Here" que chamou bastante atenção do mundo não só porque ela brinca ao tentar fazer o twerk e falha, mas porque ela aparece rodeada de dançarinas negras fazendo a dança. Muitos disseram que era uma crítica à Miley, outros que ela estava sendo racista. Mas Lily explicou que ela só chamou dançarinas que sabiam fazer o twerk, não tinha nada a ver com cor.

Uma outra situação que deixou a galera chocada foi o girl group coreano Wassup que se preparava para estrear no meio musical e lançou prévias das meninas fazendo twerk, algo um tanto quanto inovador pro cenário do K-Pop. Qual não foi a surpresa depois de tanto bafafá quando elas lançam um clipe sem rebolar o bumbum?

 

Miley Cyrus
Miley Cyrus largou carreira após entrar em culto que tem sacrifícios e é liderado por "descendente do deus thor", diz teoria
Miley Cyrus não vai mais fazer turnê? Cantora dá a entender que não sente mais vontade de fazer grandes shows
"Jaded": Miley Cyrus esbanja sensualidade na piscina com maiô cavado em seu mais novo clipe
Miley Cyrus explica decisão de dividir álbum "Endless Summer Vacation" em duas partes
ver todas as notícias de Miley Cyrus Ver + matérias
sobre
o mesmo tema