Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
A HBO pegou todo mundo de surpresa quando anunciou o cancelamento da grande série de sucesso "Westworld". A produção tinha muitos fãs, mas causava um custo gigante para a empresa.

O cancelamento de uma das principais séries da HBO pegou as pessoas de surpresa, especialmente porque essa história única de inteligências artificiais desencadeadas e androides hiper-realistas, baseada em um filme de 1973 de Michael Crichton, ainda não havia sido concluída.

Uma série muito cara

Conforme relata o The Hollywood Reporter, a decisão foi baseada em um simples cálculo de custo-benefício. Embora "Westworld" fosse uma das séries mais importantes da atual HBO, as contas não batiam. Para começar, ela era extraordinariamente cara. Os US$ 100 milhões que custou para sua primeira temporada, em 2016, foi um orçamento excepcionalmente alto para a época.

Era uma época em que "Game of Thrones " estava começando a atingir seu pico de popularidade (a série baseada nos livros de George R.R. Martin terminaria em 2019). Mesmo assim, a audiência foi muito satisfatória para a plataforma: em uma época em que o streaming ainda não estava tão naturalmente integrado aos hábitos dos espectadores, essa primeira temporada alcançou 12 milhões de espectadores.

Uma queda no público e nas opiniões

Basta comparar esses 12 milhões com os 4 milhões que alcançou em sua quarta temporada. Uma queda muito notável que não compensou o número menor de episódios (oito em comparação com os dez das duas primeiras) nem o orçamento, que continuou a se multiplicar. O quarto ano de "Westworld" chegou a custar 160 milhões de dólares.

Um problema que "Westworld" enfrentou, por sua vez, é a sensação, tanto entre o público quanto entre os críticos, de que o interesse e a ambição da série diminuíram significativamente. Diante de duas primeiras temporadas mais exigentes, a série simplificou significativamente o enredo e o cenário para as duas temporadas seguintes. No Rotten Tomatoes, a primeira temporada teve classificações de 87 e 93 para os críticos e o público, que caíram progressivamente para 85 e 76, 73 e 62 e, finalmente, 76 e 54 na quarta temporada.

Pistoleiros versus dragões

Basta comparar os números de "Westworld" com os do mais recente sucesso da plataforma: "A Casa do Dragão" custou US$ 125 milhões, apenas um pouco mais do que a primeira temporada de "Westworld" e conseguiu atingir 29 milhões de espectadores por episódio. É claro que "Westworld" era uma franquia relativamente desconhecida (a fama do filme de Crichton não é comparável à de "Game of Thrones"), mas, mesmo assim, fica claro que, com o passar dos anos, a HBO aprendeu a equilibrar melhor o risco e o lucro.

Não é de se estranhar que a primeira temporada de "Westworld" tenha sido tão cara: além de um elenco com estrelas do cinema como Anthony Hopkins, Ed Harris e Thandie Newton, houve uma produção absolutamente cinematográfica em todos os aspectos visuais, da fotografia aos efeitos especiais. A HBO tem conseguido calibrar melhor esses investimentos, o que garante que raramente veremos uma série tão ostensiva visualmente quanto 'Westworld'.

sobre
o mesmo tema