Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Muitas pessoas têm o costume de usar o modo de navegação anônima no Google Chrome por inúmeros motivos. Porém, ele não é tão secreto como pensamos.

Não é segredo que o Google ganha a vida coletando nossos dados para exibir publicidade contextual. Nós, usuários, sabemos disso e aceitamos, mas há casos em que os termos dessa coleta não são tão claros e podem levar a mal-entendidos. Esse é o caso do modo de navegação anônima do Chrome, que não é tão anônimo assim e não protege você de quase nada (nem este, nem o de outros navegadores). Isso já levou o Google a enfrentar problemas no passado, mas agora é ainda mais preocupante.

Os funcionários do Google estão reclamando

Os próprios membros da equipe há muito tempo reclamam dos termos confusos da "navegação anônima", que, para eles, não explicam claramente o que a tecnologia faz. Lorraine Twohill, diretora de marketing do Google, escreveu um e-mail para Sundar Pichai, CEO da empresa, pedindo que ele "torne o modo de navegação anônima realmente privado".

"O Modo de navegação anônima não é realmente privado".

A mensagem foi revelada como parte de uma ação judicial movida contra o Google sobre o assunto. Twohill explicou ao seu chefe que "estamos limitados quanto à força com que podemos comercializar [o modo de navegação anônima] porque ele não é realmente privado, o que exige uma linguagem realmente difusa e cautelosa que é quase mais prejudicial".

Processos e críticas contra o Google não são de hoje

O processo que ameaçava uma multa de US$ 5 bilhões contra o Google já havia sido iniciado em junho de 2020, mas a empresa conseguiu bloquear o possível depoimento de Sundar Pichai. Mensagens reveladas como parte do processo indicam como a equipe chegou a criticar e zombar do recurso.

Em um bate-papo de 2018, um funcionário compartilhou um relatório mostrando que os usuários não entendem realmente como o modo de navegação anônima funciona e não sabem que ele não protege sua privacidade como eles pensam. Para esse funcionário do Google, "precisamos parar de chamá-lo de 'anônimo' e parar de usar um ícone com um espião nele". Certamente, o nome e a imagem representada por esse ícone podem ser confusos e enganosos quanto ao escopo do recurso.

Outro funcionário respondeu referindo-se ao personagem "Guy Incognito", que apareceu no sexto episódio da 11ª temporada de Os Simpsons. Para ele, o traje absurdo "transmite com precisão o nível de privacidade que o [modo anônimo] proporciona".

O Google avisa, mas ninguém lê

Quando você abre uma nova janela ou uma guia no modo de navegação anônima no navegador Chrome, ele altera as cores do navegador para cinza e mais escuro. Ele também exibe um aviso indicando o que esse recurso faz e o que não faz. Na verdade, há um link para "mais informações" que, em uma seção especial, deixa claro que, nesse modo, as informações ainda são coletadas da mesma forma que em um modo de navegação normal. Sob o título "o que o modo de navegação anônima não faz", é explicado que, entre outras coisas, o navegador não faz o seguinte: "Evitar que os sites que você visita veiculem anúncios com base em sua atividade durante uma sessão anônima. Depois que você fechar todas as janelas anônimas, os sites não poderão exibir anúncios com base em sua atividade durante a sessão que você fechou".

O que o modo de navegação anônima faz?

Como explica a mesma seção de ajuda, a ideia do modo de navegação anônima é impedir que os dados de nossas atividades sejam salvos em nosso dispositivo ou em uma conta na qual não estamos conectados. Os exemplos de por que usá-lo são claros: comprar um presente para um membro da família que compra o mesmo dispositivo. Para muitos, ele é conhecido simplesmente como o "modo pornô" do navegador por motivos óbvios, e uma pesquisa do DuckDuckGo já deixou claro que esse modo era usado para "pesquisas embaraçosas".

O Google se defende de uma possível ação judicial

Uma ação judicial movida por um grupo de consumidores nos EUA reacendeu o debate, mas a empresa nega que haja um caso de má conduta. O porta-voz do Google, Jose Castaneda, explicou que "os controles de privacidade foram incorporados há muito tempo em nossos serviços e incentivamos nossas equipes a discutir ou considerar constantemente ideias para melhorias".

A empresa acrescentou que "o modo de navegação anônima oferece aos usuários uma experiência de navegação privada e fomos claros sobre como ele funciona e o que faz, enquanto os autores deste caso deturparam propositalmente nossas declarações".

Google
Google criou um teclado que tem quase 2 metros de comprimento. Parece piada, mas faz mais sentido do que parece
O modo de navegação anônima do Chrome se tornou um problema para o Google (e para aqueles que o utilizam)
Vem entender o que é esse tal de Stadia, novo serviço da Google, e tudo que você pode fazer com ele
sobre
o mesmo tema