Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

Os vilões da Disney são gays?! Apesar da sexualidade desses personagens nunca ficar clara nos filmes, é possível reparar como eram atribuídos aos vilões estereótipos de uma pessoa LGBT, sobretudo nos clássicos. Por que será?! Em vídeo do seu canal no YouTube, Lorelay Fox discutiu a questão. Confira!

Se você cresceu assistindo às animações da Disney já deve ter reparado como características bem específicas se repetem entre os personagens de diferentes histórias, dependendo da sua função na trama. Tem a mocinha indefesa, o príncipe ou herói e, claro, o vilão. De uns tempos para cá, características menos conservadoras e limitadas foram atribuídas aos personagens. Um ótimo exemplo são as princesas que não necessitam mais de um príncipe para satisfazer suas necessidades, como a Elsa, de "Frozen". Mas e quanto aos vilões?! Você já reparou em como eles eram representados nos clássicos da Disney e se algo mudou de lá pra cá?!

Hunchback of notre dame GIF - Find on GIFER

Nas produções mais antigas, é possível notar que a maioria dos vilões compartilhava trejeitos mais "afeminados" (ou "brutos", dependendo do gênero) e intensa vaidade. Muitas vezes eram personagens mais reclusos, sem família e desprezados pela sociedade. Podemos encontrar essa forma caricata de identificação, que contém muitos dos estereótipos de uma pessoa LGBT, nas produções dos anos 1980 e 1990. Em um vídeo do seu canal no YouTube, a influencer e drag queen Lorelay Fox trouxe a questão à tona. Se você nunca reparou, que tal pararmos pra prestar atenção agora?

A Úrsula, de "A Pequena Sereia", é lésbica?

A vilã de "A Pequena Sereia" (1989) foi inspirada em uma drag queen famosa nos cinemas chamada Divine. Mas há uma grande e importante diferença entre representar e estereotipar.

Divineo GIFs - Get the best GIF on GIPHY

A Úrsula incorpora o estereótipo da mulher lésbica que não é feminina. Possui uma voz "grave", traços mais "brutos" e vive afastada, sem qualquer contato com os seres do oceano.

"A Pequena Sereia": Úrsula e o estereótipo da mulher lésbica não feminina
"A Pequena Sereia": Úrsula e o estereótipo da mulher lésbica não feminina

O Jafar, de "Aladdin", é gay?

O Jafar, de "Aladdin" (1992), possui traços mais finos e delicados, além de ser caracterizado como um personagem bastante "afeminado". Novamente, observamos características usadas para estereotipar pessoas LGBTs sendo utilizadas no personagem temido de uma história.

"Aladdin": vilão Jafar e o estereótipo do homossexual "afeminado"
"Aladdin": vilão Jafar e o estereótipo do homossexual "afeminado"

Outros exemplos

A mesma fórmula pode ser observada em outros vilões, como, por exemplo, o Gastón, de "A Bela e a Fera" (1991), Hades, de "Hércules" (1997), o próprio Scar, de "O Rei Leão" (1994) etc.

Hades GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Por que todas essas características estavam concentradas nos personagens "malvados" dos filmes?

No vídeo abaixo, Lorelay Fox nos lembra o fato de que na época em que todos estes filmes da Disney foram lançados os homossexuais eram vistos pela sociedade como uma ameaça moral. Soma-se a isso o surto do HIV no final dos anos 1980 e durante os anos 1990 que fomentou o ódio e o medo aos homossexuais.

Will Arnett Gaston (From Disney's Beauty & The Beast) | face shapes 101

Dessa forma, todos esses detalhes usados para estereotipar a comunidade LGBT e que a sociedade lia de forma negativa eram incorporados direta ou indiretamente nestes vilões.

O que mudou?

Nos anos 2000 já dá pra ver uma certa mudança nos filmes e tais características podem ser vistas em personagens mais amigáveis. No entanto, ainda há muito para ser conquistado e, de fato, representado nestas produções.

Disney
Disney adia lançamentos de grandes sucessos da Marvel, Star Wars e Indiana Jones
9 motivos para assistir "Encanto", a nova animação da Disney
Descubra qual mistura de princesas da Disney você é neste quiz!
Escolha uma princesa da Disney e te daremos um parque para visitar
ver todas as notícias de Disney Ver + matérias
Principais
notícias
sobre
o mesmo tema