João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
Os indicados ao Oscar 2023 foram finalmente anunciados. Entre esnobados e surpresas, a lista contou com um grande número de pessoas asiáticas, incluindo Michelle Yeoh, que se tornou a segunda mulher dessa etnia a ser citada na categoria de Melhor Atriz. Esse não foi o único feito histórico da premiação, que conta com bastante diversidade de pessoas amarelas, enquanto deixou a desejar em relação à representatividade feminina e negra.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta terça-feira (24), a lista completa dos indicados ao Oscar 2023. Michelle Yeoh, de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", fez história ao se tornar a segunda asiática mencionada na categoria de Melhor Atriz. Além dela, outras pessoas amarelas também marcaram presença, garantindo uma maior diversidade para a premiação.

Na edição desse ano, os indicados Key Huy Quan, Stephanie Hsu - que estrelam o mesmo longa de Yeoh - e Hong Chau, de "A Baleia", fizeram com que a cerimônia atingisse o recorde de maior número de atores asiáticos lembrados em um mesmo ano, segundo a Variety.

Os diretores de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", Daniel Kwan e Daniel Scheinert, por sua vez, foram a quinta dupla na história a ser nomeada à Melhor Direção, e as indicações de Kwan por dirigir e fazer o roteiro do título se consagraram como a 13ª vez que um asiático foi incluído nessas categorias.

Everything Everywhere All At Once GIF - Everything Everywhere All At Once GIFs

Além desses, a diretora de "Red: Crescer é uma Fera" Domee Shi ainda realizou o marco do 10º ano consecutivo que um cineasta da Ásia garante uma indicação em Melhor Animação, o maior percurso de representação asiática de todos as categorias.

Antes de Michelle Yeoh, a primeira mulher asiática a ser lembrada na Melhor Atriz foi ninguém menos que Merle Oberon, de "The Dark Angel".

Oscar 2023 peca na falta de indicados negros e mulheres

Oscar Oscars GIF - Oscar Oscars Academy Awards GIFs

Dando um passo para frente e três para trás, a edição desse ano do Oscar pecou na falta de indicados negros e mulheres nas principais categorias. Apesar de várias cineastas terem entregado trabalhos excelentes no último ano, como Charlotte Wells - cujo longa "Aftersun" está concorrendo a Melhor Filme -, a premiação mais importante do cinema deixou o público feminino de fora do campo de Melhor Direção.

Além disso, a falta de representatividade negra também incomodou bastante. Dos 20 indicados nas categorias de atuação, apenas uma dela é uma pessoa preta: Angela Basset, por "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre". A web, inclusive, reclamou que grandes atrizes como Viola Davis, de "A Mulher Rei", e Janelle Monáe, de "Glass Onion: Um Mistério Knives Out", que foram extremamente aclamadas pelos seus papéis, ficaram de fora.

Até quando o Oscar precisará escolher um tipo de diversidade para abraçar a cada ano até que a cerimônia reflita, de fato, o mundo real e as produções de qualidade que fizeram sucesso ao redor do mundo?

sobre
o mesmo tema