Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Você já viu um cachorro fazendo xixi no pneu do seu carro? Esse costume é comum entre os cães e, apesar de parecer nojento para nós, tem um motivo relevante para eles.

Não é raro se deparar com a cena de um cachorro fazendo xixi nas rodas de um carro. Os cãezinhos não podem ver um automóvel dando sopa que já decidem marcar sua presença do jeitinho que só eles sabem fazer. Perceber que um cachorro deixou um "presentinho especial" para você bem ali no pneu do seu querido carro não é nada agradável. Porém, é claro que os cães não fazem isso de propósito. Existe um motivo para esse comportamento e não tem nada a ver com você. Quer saber por que os cachorros fazem xixi na roda do carro? O Purebreak te explica e ainda dá uma dica de como evitar que isso aconteça com o seu automóvel.

Por que cachorros fazem xixi no pneu do carro?

Você já deve ter ouvido falar que cães têm naturalmente o instinto de marcar território. Eles fazem isso através da urina com o único objetivo de deixar claro que esteve nesse local e que essa área pertence a eles. Além disso, essa é uma maneira de atrair parceiros na região. Por isso, volte e meia estão fazendo xixi em alguns cantinhos. É algo tão instintivo que vários cachorros (principalmente os não castrados) marcam território até dentro de casa. Porém, não dá para negar que a roda do carro é um local especialmente atraente para os cães e também existe uma explicação para isso.

Primeiro, precisamos entender que o olfato canino não é igual o nosso: ele é extremamente apurado. O cachorro consegue reconhecer e sentir cheiros com uma precisão que os humanos não conseguem. É aí que entra a questão dos pneus. Um carro percorre os mais diferentes lugares e, consequentemente, a roda acumula uma grande quantidade de odores. Como os cães sentem cheiros com mais intensidade, o pneu acaba se tornando um grande atrativo para eles. Consequentemente, os cachorros acabam fazendo mais xixi nele. Há quem diga ainda que os cães conseguem intuir que o carro é um meio de transporte e, por isso, urinar no pneu significa que estará marcando território em vários locais.

Como evitar que cachorros façam xixi no pneu do carro?

Se os cãezinhos da região adotaram o seu carro como o melhor ponto para fazer xixi, não se preocupe pois há uma solução. É o poderoso olfato canino que atrai o animal para a roda. Então, para contornar a situação, você vai usar o mesmo poder olfativo a seu favor! Alguns aromas são naturalmente bem desagradáveis aos cães, como os odores cítricos. Por isso, soluções caseiras que usam substâncias com esse cheiro viram um repelente natural. Para criar seu remédio caseiro para evitar cães urinando no seu carro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 300 a 350 ml de água
  • 1 xícara de suco de limão
  • 100 ml de álcool 96°

Basta misturar tudo em um borrifador e dar algumas borrifadas na roda do carro. Assim, os cães não serão mais atraídos - pelo contrário, vão querer ficar bem longe do pneu do seu carro. Esse remédio caseiro também pode ser usado em outras superfícies. Portanto, se você tem um cachorro que costuma marcar território dentro de casa ou em outros lugares, bastar borrifar no local.

Apenas lembre-se de jamais usar qualquer ingrediente que seja tóxico para cães, pois isso pode causar um quadro sério de intoxicação e envenenamento. Caso você não queira criar seu remédio natural, você pode procurar produtos específicos que atuam como repelente para cães em pet shops.

sobre
o mesmo tema