Ana Serra Editora-Chefe
No Purebreak desde 2013 - quando tudo era mato! Ariana, com ascendente em Sagitário, é perfeccionista, criativa e ama inovar com o time.
10 dicas para arrasar na primeira entrevista de emprego
10 dicas para arrasar na primeira entrevista de emprego
Chegou aquele momento em que você vai começar sua vida profissional e nada mais justo do que saber se preparar pra arrasar no processo seletivo da empresa que você escolheu, certo? Por isso, aqui juntamos 10 diconas importantes do que você pode fazer pra se destacar dos outros e agarrar esse emprego!

Quem já tem experiência no assunto, sabe que quando somos selecionados pra uma entrevista de emprego rola aquele friozinho na barriga e um nervoso antes de ir pro processo seletivo. Agora imagina quando você vai pra sua primeira entrevista dessas? Não fique tenso(a), porque o que importa é que você está tentando entrar no mercado de trabalho e, com organização e o preparo adequado, com certeza vai dar tudo certo!

("Eu vou sair e procurar esse negócio de emprego")

A ansiedade é grande, mas, para acabar com todos os seus problemas pré-processo seletivo, o Purebreak juntou aqui as melhores dicas para você se preparar para sua primeira entrevista de emprego. Pegue papel e caneta (ou o celular mesmo) e anote isso no coração para praticar e não esquecer!

1. Pesquise o dress code da empresa antes de escolher o que vestir

Dependendo do local onde você vai ser entrevistado - seja pessoal ou virtualmente - tem certos tipos de roupa que não pegam bem. Se for uma empresa de Engenharia, por exemplo, um traje social talvez seja a melhor opção. Por outro lado, se for uma companhia de Publicidade, uma camiseta divertida e jeans é perfeitamente aceitável.

2. Fale bastante de todas as experiências que te fizeram evoluir na faculdade

No seu caso, que ainda não teve experiência profissional, sempre destaque os trabalhos bem-sucedidos que fez/faz na faculdade, como seminários, projetos, TCC e intercâmbios. Isso conta muito e mostra seu esforço acadêmico e vontade de sempre aprender em toda oportunidade que tem.

3. Estude a empresa!

Interview GIF

Isso já deveria estar tatuado na sua mente, não é mesmo? Não adianta se candidatar e muito menos ir para uma entrevista de emprego em um lugar que você não conhece nada. Então saiba os projetos, objetivos e princípios da instituição antes de pisar por lá.

4. Seja pontual

Querido leitor(a), se tem algo que causa uma má impressão é você chegar atrasado(a) em pleno processo seletivo. Então se programe e organize bem seus horários para que você não perca a hora nesse dia tão importante.

5. Preste atenção na sua linguagem corporal

Você pode pensar que isso não é importante, mas sua linguagem corporal diz muito sobre a pessoa que você é e sua possível postura no ambiente de trabalho. Procure não se balançar tanto, bater o pé ou estalar os dedos, por exemplo, isso pode mostrar muito nervosismo e até te atrapalhar na hora de se expressar.

6. Controle sua ansiedade

Sabemos que isso pode ser difícil, principalmente nesse momento tão aguardado por você, mas é sempre bom trabalhar na sua respiração, tentar se acalmar e pensar com clareza. Quando você perceber que o que importa é a experiência, com certeza vai tirar essa pressão e terá um ótimo desempenho.

7. Ensaie em casa

("Você consegue, cachorrão. Olha pra você, cachorrão. Olha pra você!")

Assim como você faz antes de ter o primeiro beijo, praticar um flerte ou até mesmo preparar um discurso pra um evento importante, nada mais justo do que se organizar para a entrevista de emprego, né? Use esse momento pra relembrar o que gostaria de destacar durante o processo.

8. Seja objetivo

É muito bom ser uma pessoa articulada e gostar de se comunicar, mas se lembre que você está em um processo seletivo com outras pessoas e todos têm o seu momento de falar. Ser objetivo(a) também é uma forma de mostrar como você consegue organizar seus pensamentos e, mesmo em um curto período de tempo, passar uma mensagem valiosa.

9. Valorize o que você pode acrescentar à empresa

("O que é incrível sobre você? Eu sou legal!")

Sempre importante vender o seu peixe, né? Mostre o motivo de você ser merecedor(a) da vaga e também o que pode levar de novidade e diferencial pra empresa. Até porque, você pode estar feliz de ter uma chance, mas eles também podem comemorar por ter um profissional dedicado como você por lá.

10. Seja você mesmo!

Essa é a dica mais valiosa de todas: nunca finja ser algo que não é, principalmente porque mentira tem perna curta e em algum momento as pessoas descobrem a verdade. E não tem nada mais incrível do que ser honesto(a) e mostrar sua personalidade.

sobre
o mesmo tema