Por Bianca Venturotti
Rick Bonadio é dono da famosa gravadora "Midas"
Rick Bonadio é dono da famosa gravadora "Midas"
O caça-talentos, que já revelou nomes como Charlie Brown Jr., Manu Gavassi e muitos outros artistas, hoje comemora 28 anos de carreira e muito sucesso. Saiba um pouco mais sobre sua rotina e se apaixone por uma das profissões mais legais do mundo!

Trabalhar com música é mesmo fazer arte e lapidar talentos. Para Rick Bonadio, um dos produtores mais respeitados do Brasil e amado pelo público teen, esta seja a fórmula perfeita para unir o que mais ama à sua rotina diária. Afinal, ele é o nome por trás de bandas e artistas estourados como NX Zero, Charlie Brown Jr., Rebeldes, Manu Gavassi, Jeniffer Nascimento, Mika e mais uma lista recheada de astros de diversos gêneros.

E assim como muitos ídolos da música, sua paixão por trabalhar no ramo começou cedo: "Eu nasci neste meio, minha mãe era professora de piano e meu tio tinha uma banda de rock, um prato cheio. Eu assistia os ensaios do grupo entre 7 e 8 anos e já ficava fascinado, parece que já sabia que aquele era o meu lugar. Com uns 16 anos tomei iniciativa de fazer minhas primeiras gravações", conta.

E desde então não parou mais. Traçou uma trajetória de sucesso até criar a sua primeira gravadora, a Arsenal Music, que firmou seu nome no ramo e até ceder lugar a atual Midas Music, uma verdadeira fábrica de talentos. Foi o produtor do inesquecível Mamonas Assassinas, que apesar de ter terminado por uma fatalidade, está na memória de adultos e adolescentes até hoje.

Rick Bonadio já descobriu talentos como Manu Gavassi, Jeniffer Nascimento, Nx Zero, Fresno e mais
Rick Bonadio já descobriu talentos como Manu Gavassi, Jeniffer Nascimento, Nx Zero, Fresno e mais

Toda a magia da produção musical

Mas o que torna sua profissão algo tão especial? É só parar para pensar em um hit estourando nas rádios, um clipe super produzido ou naquele show inesquecível. Nada disso chegou aos seus ouvidos ou caiu no gosto do público do nada.

É o produtor musical que cuida de cada detalhe das gravações, mostra a melhor forma de um artista usar a sua voz, dá treinamento e supervisiona cada processo de produção e mixagem. É gente, não é fácil produzir um hit da noite para o dia!

"É muito legal fazer a leitura do artista, direcionar o trabalho de alguém, mas ter uma interação com o público é muito importante. Para ser produtor é preciso buscar o que os fãs estão ouvindo, quais elementos combinam com cada música, é todo um processo de pesquisa até o produto final. Depois é muito bacana ver quando o resultado é positivo", revela.

E o resultado tem mesmo sido muito positivo. Artistas como o jovem Mika (o ex- Rebelde Micael Borges) e rapper revelação Dubeat são exemplos de todo este sucesso. Os caras mal entraram na gravadora e já estão conquistando o coração da garotada!

Rick Bonadio, dono da gravadora Midas, começou a produzir aos 15 anos de idade
Rick Bonadio, dono da gravadora Midas, começou a produzir aos 15 anos de idade

Infinitas possibilidades e muito sucesso!

E a profissão também acaba te levando para outros lados: Alguém aí se lembra do reality "Popstar", do SBT? Rick, que se diz fã dos astros teensJustin Bieber, Ariana Grande e Taylor Swift, foi jurado e criador do grupo "Rouge", que estourou como uma das girl bands de mais sucesso no Brasil. O fato de também ter sido produtor do quadro "Olha Minha Banda", do Caldeirão do Huck (Globo), só provou que versatilidade é o seu segundo nome.

E se você tem o sonho de mergulhar de cabeça neste mundo, o Rick - que já completa 28 anos de profissão - dá a dica: "Se você gosta do que faz, independente da profissão, o importante é seguir em frente. O universo da música é realmente apaixonante e muito desafiador. É uma profissão maravilhosa e cheia de surpresas", completa.

E você achou mesmo que ia ficar sem conferir alguma das novas super produções do Midas? Aperta o play no clipe de "Garota da Vitrine" (do Dubeat) e "Me Sinto Tão Bem" (do Mika):

(Escrito por Bianca Venturotti)

O rapper Dubeat manda ver no clipe "Garota da Vitrine", produzido por Rick Bonadio
O cantor Mika no clipe da música "Me Sinto Tão Bem", produzida por Rick Bonadio
sobre
o mesmo tema