Por Clarissa Alves
O projeto dos Relógios Digitais Inteligentes da cidade do RJ foi coordenado por um jovem Realizador
O projeto dos Relógios Digitais Inteligentes da cidade do RJ foi coordenado por um jovem Realizador
Além da hora e temperatura, alguns relógios do Rio de Janeiro agora exibem estimativas de tempo de percurso no trânsito.

Desta vez, o Realizadores vai falar sobre um problema que incomoda muita gente: mobilidade urbana. O Purebreak conversou com George Soares, um jovem de apenas 25 anos que já coordena projetos impactantes, como os novos Relógios Digitais Inteligentes que estão instalados no Rio de Janeiro desde outubro. Vem conhecer as novidades do projeto com a gente!

George Soares é quem comanda a equipe que desenvolveu os Relógios Digitais. Ele é formado em jornalismo pela UERJ e direito pela PUC e uma pós-graduação em marketing digital. Com toda essa competência, George conseguiu fazer com que, hoje, a cidade maravilhosa tenha 20 desses painéis modernos espalhados entre Zona Sul, Centro e Zona Norte. E deu tão certo que a prefeitura decidiu investir mais e aumentar para 70 unidades até o final do ano.

O projeto

A prefeitura do Rio de Janeiro tem um setor responsável por encontrar soluções para melhorar o tráfego de veículos utilizando recursos de inteligência digital. Foi lá que brotou a ideia de relógios de rua que, além de exibir a hora e temperatura, também mostrassem o tempo estimado para se locomover por dois caminhos diferentes, com atualização em tempo real.

Realizadores desta semana entrevista Geoge Soares, quem cria projetos de mobilidade urbana para Prefeitura do Rio de Janeiro
Realizadores desta semana entrevista Geoge Soares, quem cria projetos de mobilidade urbana para Prefeitura do Rio de Janeiro

Quando falamos de mobilidade urbana estamos falando das condições para que alguém vá de um ponto a outro da capital utilizando as ruas e avenidas. Isso é afetado por fatores como estrutura das vias, quantidade de veículos circulando, clima (chuva, neve etc) e outras coisas que resultam no que chamamos de trânsito.

Hoje em dia há muitas ferramentas para ajudar a conviver com o trânsito, graças à tecnologia. A solução dos Relógios Digitais demorou 5 meses para ficar pronta e, de acordo com George, a equipe "analisou os 20 locais em que mais têm engarrafamento na cidade para poder colocar esses 20 primeiros relógios". esse estudo aconteceu usando os dados armazenados no Google Traffic e no aplicativo Waze, que é must-have de todos os motoristas. "Com isso identificamos os pontos com maior reclamação de congetionamento", completou o jovem coordenador.

Relógios que podem melhorar a qualidade de vida dos cariocas

Quem circula pela cidade todos os dias pode usar os painéis como guia de percurso e optar pelos trajetos menos congestionados. As informações de como está trânsito são recebidas a partir do sistema "Mapa da Velocidade", responsável por monitorar o fluxo de veículos no RJ. Além disso, há uma utilidade bônus nos dispositivos: "Nós conseguimos também colocar uma mensagem de emergência nesses painéis, alertando sobre alagamentos ou estados de emergência", completou George.

(Escrito por Clarissa Brunholo)

sobre
o mesmo tema