Por Carolinne Rigotti
Enem 2019: estes podem ser os temas da Redação
Enem 2019: estes podem ser os temas da Redação
Como de costume, só sabemos o assunto de fato no dia da prova, mas já dá para especular o que poderá ser cobrado diante tudo que aconteceu desde o início do ano não só no Brasil, mas por todo planeta. Pensando nisso, e para que vocês também possam se preparar, nós paramos para ver as temáticas mais comentadas nos últimos meses e separamos os possíveis temas da Redação do Enem 2019.

Falta pouco menos de um mês para o Enem 2019 e, é claro, a cabeça já começa a ficar um pouquinho mais agitada. Mas nada de desespero, hein! Lembre-se sempre de manter a calma e dar o seu melhor no grande dia. Mas, para garantir uma boa nota, o peso da Redação também é muito importante e para ajudar vocês, pensamos em separar alguns dos assuntos que podem surgir como tema do texto deste ano. Vamos lá?

1- Depressão / ansiedade / doenças psicológicas

Já não é de hoje que o assunto é retratado e é claro que vale ressaltar a importância de falar sobre saúde psicológica. Atualmente, suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Segundo estudos, a cada 40 segundos pelo menos uma pessoa se suicida, especialmente quem é de baixa e média renda.

2- Porte de armas / Estatuto do Desarmamento

O Estatuto do Desarmamento existe desde 2018 e impede que pessoas comuns tenham armas de fogo, com exceção de quem tem uma necessidade comprovada, como, por exemplo, policiais e pessoas que moram em locais isolados - mas tudo isso mediante autorização. O atual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, apoia o porte de armas a fins de defesa e o assunto virou discussão desde o período eleitoral.

3- Agrotóxicos

Outro assunto que entrou em alta no período eleitoral foi o uso abusivo de agrotóxicos - uns são a favor e não se informam muito a respeito, enquanto outros estão preocupados com as questões ambientais e, claro, da saúde da população, e são completamente contrários. Só em 2019, 382 agrotóxicos já foram autorizados no Brasil.

4- Fake news

Mais um assunto que surgiu na época das eleições! Sim, o mundo sempre esteve cheio de fake news - mesmo quem usa as redes sociais há pouco tempo sabe MUITO bem disso. Mas durante o período eleitoral parece que essa situação ficou ainda pior.

5- Sedentarismo e obesidade

Em 2019, o Brasil atingiu o maior índice de obesidade nos últimos treze anos! A pesquisa foi realizada pelo próprio Ministério da Saúde, em junho deste ano, e mostrou que houve um aumento de 67,8% no índice em 2018. Segundo o estudo, o crescimento da obesidade se dá em pessoas entre 25 e 34 anos e de 35 a 44 anos.

6- Meio ambiente

Queimadas, extinção de animais, caça... Muitas atividades prejudiciais ao meio ambiente sempre aconteceram e estão se tornando cada vez maiores e mais catastróficas, assim como as consequências dessas ações.

7- Violência contra a mulher

Nos últimos tempos, a violência contra a mulher vem crescendo de forma assustadora. Nos últimos 12 meses, o número de feminicídios cresceu 4% e o Brasil tornou-se o 5º país no ranking de mortes violentas de mulheres no mundo. E ainda nem chegamos no final do ano...

E aí, quem vai treinar uns textos para chegar arrebentando no Enem 2019? Contem aqui pra gente e, claro, fiquem de olho para mais novidades!

sobre
o mesmo tema