Estes podem ser os assuntos abordados na Redação do Enem 2019
Publicado em 19 de outubro de 2019 às 12:12
Por Purebreak |
Como de costume, só sabemos o assunto de fato no dia da prova, mas já dá para especular o que poderá ser cobrado diante tudo que aconteceu desde o início do ano não só no Brasil, mas por todo planeta. Pensando nisso, e para que vocês também possam se preparar, nós paramos para ver as temáticas mais comentadas nos últimos meses e separamos os possíveis temas da Redação do Enem 2019.
Enem 2019: estes podem ser os temas da Redação Enem 2019: estes podem ser os temas da Redação© Divulgação
Veja + após o anúncio

Falta pouco menos de um mês para o Enem 2019 e, é claro, a cabeça já começa a ficar um pouquinho mais agitada. Mas nada de desespero, hein! Lembre-se sempre de manter a calma e dar o seu melhor no grande dia. Mas, para garantir uma boa nota, o peso da Redação também é muito importante e para ajudar vocês, pensamos em separar alguns dos assuntos que podem surgir como tema do texto deste ano. Vamos lá?

1- Depressão / ansiedade / doenças psicológicas

Já não é de hoje que o assunto é retratado e é claro que vale ressaltar a importância de falar sobre saúde psicológica. Atualmente, suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Segundo estudos, a cada 40 segundos pelo menos uma pessoa se suicida, especialmente quem é de baixa e média renda.

2- Porte de armas / Estatuto do Desarmamento

O Estatuto do Desarmamento existe desde 2018 e impede que pessoas comuns tenham armas de fogo, com exceção de quem tem uma necessidade comprovada, como, por exemplo, policiais e pessoas que moram em locais isolados - mas tudo isso mediante autorização. O atual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, apoia o porte de armas a fins de defesa e o assunto virou discussão desde o período eleitoral.

3- Agrotóxicos

Outro assunto que entrou em alta no período eleitoral foi o uso abusivo de agrotóxicos - uns são a favor e não se informam muito a respeito, enquanto outros estão preocupados com as questões ambientais e, claro, da saúde da população, e são completamente contrários. Só em 2019, 382 agrotóxicos já foram autorizados no Brasil.

4- Fake news

Mais um assunto que surgiu na época das eleições! Sim, o mundo sempre esteve cheio de fake news - mesmo quem usa as redes sociais há pouco tempo sabe MUITO bem disso. Mas durante o período eleitoral parece que essa situação ficou ainda pior.

5- Sedentarismo e obesidade

Em 2019, o Brasil atingiu o maior índice de obesidade nos últimos treze anos! A pesquisa foi realizada pelo próprio Ministério da Saúde, em junho deste ano, e mostrou que houve um aumento de 67,8% no índice em 2018. Segundo o estudo, o crescimento da obesidade se dá em pessoas entre 25 e 34 anos e de 35 a 44 anos.

6- Meio ambiente

Queimadas, extinção de animais, caça... Muitas atividades prejudiciais ao meio ambiente sempre aconteceram e estão se tornando cada vez maiores e mais catastróficas, assim como as consequências dessas ações.

7- Violência contra a mulher

Nos últimos tempos, a violência contra a mulher vem crescendo de forma assustadora. Nos últimos 12 meses, o número de feminicídios cresceu 4% e o Brasil tornou-se o 5º país no ranking de mortes violentas de mulheres no mundo. E ainda nem chegamos no final do ano...

E aí, quem vai treinar uns textos para chegar arrebentando no Enem 2019? Contem aqui pra gente e, claro, fiquem de olho para mais novidades!

Palavras-chave
Estudos Prova Enem Vestibular
Tendências
Todos os famosos
Últimas Notícias
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
4 de janeiro de 2024
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
4 de janeiro de 2024
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
4 de janeiro de 2024